Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62352 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22544)

Discursos (3239)

Ensaios - (10412)

Erótico (13576)

Frases (50729)

Humor (20058)

Infantil (5476)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140851)

Redação (3316)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6224)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A hora é mesmo da verdade? -- 27/01/2003 - 02:06 (Monique Frederico Pires de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A hora é mesmo da verdade?



A televisão brasileira está cada dia mais apelativa. Os programas exibidos no horário da tarde, por sua baixa platéia, oferecem também pouco conteúdo.

Um canal mostra tudo sobre fofocas. As baixarias, as festas, tudo sobre a vida dos famosos. Todos os dias são apresentadas na televisão as notícias mais "quentes" que saem nas revistas. Aliás, o programa faz desnecessária a compra das mesmas, uma vez que os apresentadores lêem tudo e mostram as fotos. Há ainda uma comparação sobre os programas que tiveram o maior ibope nas duas maiores emissoras do país. Ao invés de investir em conteúdo e mostrar produções próprias, tal canal mostra a seus telespectadores notícias sobre as concorrentes.

O que é mais impressionante é um outro programa exibido às tardes. O nome já diz ser um programa sobre "verdade", mas é díficil acreditar nisso. Uma apresentadora sensacionalista se impõe como a julgadora dos casos polêmicos que são mostrados. Pessoas possuídas, brigas de namorados, exames de DNA, assassinatos e morte, intrigas. Tudo isso acontece no palco da televisão como se as pessoas estivessem resolvendo o caso em particular. Há ainda uma

platéia que se julga capaz de dar opiniões sobre o que as pessoas devem fazer.

Pergunta-se o que leva uma pessoa a ir em rede nacional revelar sua vida particular para que todos saibam, como se isso fosse uma informação muito valiosa que todos deveriam saber. A apresentadora narra os fatos com tom de suspense

como se tudo fosse um filme. E por toda essa falsidade e sensacionalismo é que pode ser óbvia a conclusão de que as pessoas realmente vão ao programa por causa de dinheiro. São meros desconhecidos, pessoas simples, que aceitam as condições que lhes são dadas para "atuarem" no programa.

Toda essa paranóia ainda está ligada a propagandas de produtos milagrosos contra a obesidade, financiamento de carros, cremes de beleza e kits para fazer doces. Quando a apresentadora acha que o caso está emocionante, a propaganda interrompe tudo, numa pura estratégia de marketing.

Esta é, infelizmente, a situação que temos que enfrentar. Num dia de folga, ou você escolhe assistir fofocas inúteis ou narrativas sensacionalistas e ditas polêmicas. Mas se você nao aceita esse tipo de conteúdo que é imposto, você simplesmente desliga a tv e vai viver a hora da verdade, porque a vida não é uma enganação!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui