Os japoneses têm olhos oblíquos, mas vêem as coisas com muita direção. Um cidadão japonês de Tóquio enviou esta carta a um jornal local:
Se vocês estão tão seguros de que a Palestina, o país, foi fundado há muitos séculos, ou gerações, e está registrada através da História escrita, espero que estejam capacitados a responder às perguntas abaixo:
- Quando foi fundada e por quem?
- Quais eram as suas fronteiras?
- Qual a sua capital?
- Quais eram as suas grandes cidades?
- Qual era a base de sua economia?
- Qual a sua forma de governo?
- Você pode citar pelo menos um líder palestino antes de Arafat?
- A Palestina foi reconhecida por algum país cuja existência, naquele tempo ou agora, não deixa margem a interpretações?
- Qual era a língua falada no país Palestina?
- Qual a religião que prevalecia no país Palestina?
- Qual o nome de sua moeda?
- Escolha uma data no passado e responda qual era a taxa de câmbio da moeda palestina frente ao dólar, yen, franco, marco, etc.
- Desde que tal país não existe hoje, explique porque deixou de existir?
- Se você lamenta o destino da pobre Palestina, responda em que época este país foi orgulhoso e independente?
- Se o povo que você, por engano, chama de palestino é algo mais do que uma coleção de gente saída de países árabes e se eles têm realmente uma identidade étnica definida que lhes assegure o direito da autodeterminação, por que eles não trataram de ser um país árabe independente até a devastadora derrota na Guerra dos Seis Dias?
- Espero que você não venha a confundir Palestinos com filisteus. Trocar etimologia por história não funciona.
Yoshiro Shagamori
Esta selecionada pérola merece ser remetida para todos os nossos amigos, simpatizantes, meio amigos, falsos primos e até para alguns intelectuais que por burrice ou falsas informações falam contra ISRAEL."