Usina de Letras
Usina de Letras
95 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62352 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22544)

Discursos (3239)

Ensaios - (10412)

Erótico (13576)

Frases (50729)

Humor (20058)

Infantil (5476)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140851)

Redação (3316)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6224)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma Religião Feminina -- 08/09/2004 - 14:46 (Valéria Nagy) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho sido freqüentemente questionada a respeito da Antiga Religião, por diversas pessoas, que perguntam se esta é uma religião feminista.



Desta forma, achei por bem escrever este artigo e tentar explicar um pouco mais sobre o assunto.



A NATUREZA SOMOS NÓS



Esta é uma religião de origem xamânica e tem por base fundamental, o culto e integração totais com a Natureza.



Nós, seres-humanos, somos parte integrante da natureza e não seres superiores a ela, como alguns acreditam. A forma de dominação e conquista dos recursos naturais e animais está fora de questão aqui. Não há dominação, o que há é a integração.



Não somos donos da Terra e sim, parte dela.



O PRINCÍPIO FEMININO



Na realidade, a Antiga Religião não é feminista, mas feminina.



Ao contrário das doutrinas judaico-cristã-islâmica que tem como base o princípio masculino, solar e abstrato, a Antiga Religião se baseia no princípio feminino, telúrico e concreto.



A Natureza é a representação deste princípio feminino.



O princípio da Grande-Mãe, da Terra, que gera, dá e sustenta a vida.



Por essa razão, existe um grande respeito pelas mulheres, não tornando-as superiores aos homens, mas sendo elas vistas em pé de igualdade.



Não existe o gênero forte e frágil, ambos são iguais, necessários e dependentes um do outro.



O equilíbrio é essencial. Sem ele, não há como se viver justamente e pacificamente. O homem e a mulher são seres complementares, sem que um possa ter maior predominância sobre o outro. Em isso ocorrendo, naturalmente ocorrerá um desequilíbrio na Natureza, causando injustiça e desavenças.



Dito isso, há de se esclarecer que não se trata de uma religião feminista.



Muitas religiões ‘neo-pagãs’ acabaram por adotar uma postura mais radical, desvirtuando a imagem original da Antiga Religião.

CONCLUSÃO



Vimos que não se trata de uma religião feminista, mas de uma religião feminina, onde a base está no princípio feminino, na Terra.



As mulheres são respeitadas por serem a representação da própria Terra, da Grande-Mãe ou da Deusa-Mãe e são vistas e tratadas de forma equilibrada em relação aos homens. Não há diferenças entre os gêneros masculino e feminino.



Por ser uma religião de origem xamânica, muitos povos que seguem tais religiões se comportam de maneira semelhante, porém a Antiga Religião é mais conhecida por sua origem nos Celtas e druidas.



A Wicca é uma religião ‘neo-pagã’ e adota algumas diferenças em sua tradição e cultos, embora tenha tido sua origem na Arte dos druidas.



Um pouco mais sobre o assunto pode ser encontrado nos livros “Brida”, de Paulo Coelho (Ed. Rocco), “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley (Ed. Imago), “O Livro das Religiões”, de Victor Hellern, Henry Notaker, Jostein Gaarder (Ed. Cia. Das Letras), “O Livro da Mitologia Celta”, de Cláudio Crow Quintino (Ed. Hi-Brasil), “O Livro Celta dos Mortos”, de Caitlin Matthews (Ed. Madras), “Feminino Ativo, Feminino Solar”, de Valerie Dupont (Ed. Biblioteca R+C), entre outros.



----------------------------------------------

SP 08 de setembro de 2004

Valéria Nagy

www.valerianagy.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui