Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62352 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22544)

Discursos (3239)

Ensaios - (10412)

Erótico (13576)

Frases (50729)

Humor (20058)

Infantil (5476)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140851)

Redação (3316)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6224)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A DISPARIDADE BRASILEIRA -- 24/07/2006 - 20:05 (Eneida Souza Cintra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A DISPARIDADE BRASILEIRA



*Eneida Souza Cintra





Fala-se em CPI, escreve-se sobre educação, pondera-se acerca das relações homem/mulher, comenta-se sobre lazeres, bens de consumo, moda feminina/masculina, culinária, notícias nacionais e internacionais através dos inúmeros meios de comunicação. O universo é de tal monta que seria impossível enumerar temas, assuntos, reportagens, tópicos abordados. Parabenizo toda a imprensa, sustentáculo deste conhecimento disponível à população. Além disso, atualmente podemos grifar a função que, embora já estivesse configurada há tempos, enfatizou-se mais: o trabalho investigativo.



Por não ter domínio quanto à nomenclatura acerca da estratificação social, chamarei de “classe média” às pessoas possuidoras dos instrumentos necessários para contatar o meio jornalístico ou seja, uma camada privilegiada que constitui um reduzidíssimo número de brasileiros. Embora sem grandes novidades, (assunto que veicula com freqüência), de acordo com http://klickeducacao.com.br que fornece dados de fontes oficiais, em 2002, de 174 milhões de brasileiros, 54 milhões tem renda familiar entre zero e R$ 400,00 por mês, portanto ouso afirmar que um terço está afastada do campo noticiário. Alargando um pouco mais este número, 110 milhões tem renda familiar até R$ 1.000,00; diria que dificilmente estas pessoas, portanto, mais da metade deste país (que encanta visitantes pelo primor da natureza) , tem acesso aos meios de comunicação. E, caso tenham, será que a bagagem cultural que os acompanha permite inferências, comparações, interpretação do que estão ouvindo ou lendo?



Em cima disto, faço conjecturas: a quem os jornalistas e/ou comunicadores se dirigem? Para quem relatam? A quem atingem? À quem se predispõe a ilustrar? Creio ser uma resposta óbvia ...



Porque ainda não surgiu uma estratégia jornalística para atender a maioria, que “fale” a linguagem destas pessoas, que forneça cultura, que se disponibilize a usar recursos diferenciados, com abordagens relevantes a esta imensa maioria, aproximando-os da sociedade minoritária? Por que a ausência de publicações ilustrativas a partir do conhecimento que possuem, trocando Daslu pela valorização de outros hábitos, substituindo Fasano para introduzir idéias possíveis de serem aproveitadas na cozinha doméstica, historiando em quadrinhos personagens que compõe a realidade em que vivem, traduzindo as notícias nacionais/internacionais para um linguajar possível de ser entendido? Porque a ausência total da mídia que poderia estar atendendo interesses desta população? Ressalto que não estou traçando comentários acerca da classe de jornalistas e sim, enfatizando a total displicência de investimento da minoria empresarial e do campo político.



Eu perguntei e creio que saiba responder, sem me achar pretensiosa: porque não interessa oferecer conhecimento, porque não há volta financeira, porque é bom ficar do jeito que está, porque a capacidade de manipulação aumenta, porque manter a ignorância sobre o que faz um deputado, qual a função de um senador, como se estrutura a política ... é vantajoso.



Das inúmeras situações de humor que surgem, expondo mais uma vez a já incorporada brincadeira brasileira, agora voltada para o momento político que atravessamos, o autor maior desta tragédia, conseguiu a proeza de brincar com a verdade; referiu-se no último dia 26, em discurso aberto: “ porque vocês não lêem jornais, eu tou aqui pra dizer pra vocês ...”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui