Os fumante têm uma grande dificuldade de raciocinar quando lhes falta a droga. Isso os leva a pensar que o cigarro melhora sua capacidade de raciocínio. Todavia, pesquisa científica tem provado o contrário. A aparente melhora de raciocínio que têm quando fumam provém da dependência, que os deixa com a mente muito mais incapacitada nos momentos de abstinência. Na realidade a maior capacidade que têm quando estão fumando ainda é inferior à que teriam se nunca fumassem.
"Consumo prolongado de tabaco prejudica o raciocínio
O consumo contínuo de tabaco deixa o raciocínio mais lento e reduz o coeficiente intelectual, segundo estudo da Universidade de Michigan publicado nesta terça-feira.
- Os resultados deste estudo levaram pesquisadores que se dedicam a estudar o alcoolismo a reavaliar seus trabalhos e considerar o impacto do hábito de fumar em seus estudos, item normalmente excluído das análises dos efeitos do alcoolismo no cérebro - comentou a autora da pesquisa, Jennifer Glass, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Michigan. - De 50% a 80% dos alcoólatras também fumam - completou Glass.
O trabalho de Glass derruba a percepção comum entre os fumantes de que o cigarro ajuda a manter a concentração e a manter a mente alerta, sobretudo em momentos de muito trabalho ou estresse.
A equipe de pesquisadores liderada por Glass analisou a relação entre o consumo continuado de tabaco e a redução da capacidade mental de 172 homens - consumidores ou não de bebidas alcoólicas.
O estudo não só confirmou as conclusões de pesquisas anteriores que vinculavam o alcoolismo a problemas de rapidez e clareza da função cognitiva e a uma redução do coeficiente intelectual, como também revelou o efeito similar causado pelo fumo.
- As conseqüências negativas na memória, na capacidade de resolver problemas e no coeficiente intelectual foram mais intensas entre as pessoas que já fumavam há muitos anos - afirmou Glass.
A pesquisa mostrou, ainda, que os homens que, além de beber, fumavam, apresentavam uma capacidade de raciocínio ainda menor."
Fonte: Portal do Consumidor - INCA, 20/10/2005.
A pesquisa acima mostra mais uma das formas pelas quais os fumante são enganados pelo tabaco. Ele lhes diminui a capacidade intelectual, enquanto dá a eles a impressão contrária.