RENATA PINARELLIUm estudo biográfico sobre a nomenclatura das ruas de Araras está publicado em livro do professor e jornalista Antonio Wilson Innocente, “Araras: suas ruas e seus patronos”. O livro trata dos nomes das ruas, avenidas, praças e vielas de Araras, denominadas desde 1873 até 2008, compreendendo um período de 135 anos.
Depois de vários anos de pesquisa do autor, o livro conta com as biografias dos patronos das vias públicas, onde está localizada, onde começa e onde termina, além do fundamento legal das denominações, que antigamente se dava por meio de decretos e atualmente, por leis aprovadas na Câmara Municipal.
Lendo o prefácio, assinado pelo jornalista e advogado Pedro Pessotto Filho (
in memorian), o leitor percebe que livro não trata somente da nomenclatura das ruas, como também reconhece os ciclos econômicos da cidade, como o da mandioca e da tecelagem, por exemplo.
O livro traz ainda curiosidades sobre as denominações, como por exemplo, a rua denominada com o pequeno nome “Dona Zita”, a praça que se chama “Amor e Compreensão”, ou a rua como o nome de “Alva Hardie”, nascido nos Estados Unidos e que ergueu o templo Presbiteriano localizado na rua Júlio Mesquita.
“Por certo o livro se presta como base a um novo campo para o aprofundamento da história de Araras, para alunos, professores e estudiosos, bem como presta homenagens a todas as pessoas que têm seus nomes nas vias públicas. Todas têm suas biografias registradas”, informa Toninho Innocente, como é conhecido o autor.
Fonte: TRIBUNA DO POVO/Cidade, Araras (SP), sábado, 16/11/2013, página 3A.
________________________________________
“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.