Você escreveu:
Inclusive, cometeu um erro de regência, o redator desse artigo que você transcreveu, sobre a TV... Ele usou a expressão "assistindo a televisão", sem o acento indicador de crase.
...
"Se você estiver diante de seu televisor assistindo ao Globo Repórter, você está assistindo a televisão, porque está vendo imagem à distância..."
O aparente erro, entretanto, não existe.
Se eu tivesse utilizado o verbo “ver”, eu teria dito: “está vendo televisão”.
Da mesma forma, quando usei “assistir”, disse: “está assistindo a televisão”. Note que aí está só a preposição, não existindo o artigo, como se vê na primeira frase.
Observe: “Se você estiver ouvindo o Jornal X, você estará ouvindo rádio”. Com certeza ninguém iria pensar que deveria dizer “ouvindo o rádio”. O mesmo vale para televisão.
Quando editei o livro, eu já esperava que alguém pudesse pensar assim. E deixei essas margens de engano até em algum outro texto.
Com certeza, se você lesse o livro, encontraria até erros reais. Porque, apesar de várias revisões, a edição saiu com diversas falhas. Eu fiz errata, mas talvez nem tenha percebido todos os erros. Depois de esgotada a edição do livro, até o único exemplar que deixei em casa desapareceu, e eu quase perdi a versão digital; mas agora eu a tenho em várias réplicas. Talvez até o número de página na minha citação possa estar errado, porque a editora passou o texto do Word para Page Maker, donde também se originaram algumas falhas a mais.
|