Os candidatos se acusam e se defendem no horário político com afirmações que, muitas vezes, são difíceis de conferir se são verdadeiras ou mentirosas. Mas algumas vezes não é difícil.
Vejam o exemplo da conta de luz da CEMIG:
O candidato Nilmário Miranda fala da conta de luz dos mineiros, que é a mais cara do Brasil.
O candidato Aécio Neves se defende dizendo que ela é cara porque sobre ela incidem uma porção de impostos federais.
Quem está dizendo verdade? Quem está dizendo mentira?
Em primeiro lugar, vale considerar que, se o governo federal realmente é ávido por impostos, certamente ele não irá cobrar altos impostos só dos mineiros. Assim, a nossa conta não é a mais alta só por causa dos impostos federais.
Em segundo lugar, se você mora em Minas Gerais, basta conferir o nome do imposto que aparece na sua conta: ICMS. O que é isso? Todos (ou quase todos) sabem que é Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços.
Quem cobra ICMS? Isso talvez muita gente não saiba, mas é o governo estadual.
Então, quem está mentindo mais para os eleitores?
Eu não acredito nem um pouquinho que o Nilmário vá reduzir a conta de luz, porque todas as administrações do PT só têm aumentados os impostos. Mas a alíquota de 30% de imposto que incide sobre a nossa conta de luz não é do governo federal, mas do estadual, isto é, do AÉCIO NEVES.
Se você não é de Minas, veja abaixo a minha conta de luz. Está até um pouquinho mais cara do que foi anunciado.
Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.
Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso.