Maria Gabriela Córnia
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio será condecorada com o título de Basílica Menor. A honraria será conferida no Dia da Padroeira, que é comemorado em 15 de agosto.
De acordo com o vigário episcopal, Padre Vladimir Barbosa Hergert, toda Basílica recebe alguns privilégios, como, por exemplo, lugar de indulgências, ligação com uma das quatro basílicas maiores de Roma, liturgias mais elaboradas, Centro de Educação da Fé e Centro de Peregrinação. “Será necessário vir o papel oficializando a elevação para Basílica, depois serem efetuadas algumas reparações e adaptações no templo e na liturgia com o povo”, explicou.
O prédio da Igreja Matriz é uma réplica exata da Igreja de São João de Latrão, de Roma. Construído a partir de 15 de Agosto de 1879, o templo foi inaugurado em janeiro de 1881. A importância e a repercussão dessa obra foram tamanha, que Dom Pedro II, Imperador do Brasil, veio visitá-la em 1887.
ENTENDA A HONRARIA
Basílica Menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos, tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.
De acordo com o site da Arquidiocese de Campinas, as condições atualmente exigidas para se obter o título de Basílica Menor são aquelas resultantes da atualização feita pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. “A Igreja para a qual se postula o título de Basílica Menor deve ser dedicada a Deus por ato litúrgico e sobressair-se na Diocese como centro de atuação litúrgica e pastoral, principalmente pela celebração à Santíssima Eucaristia, da Penitência e dos outros Sacramentos, e que seja um exemplo para as outras igrejas pela diligente preparação e execução dos ritos, pela observação fiel das normas litúrgicas e também com ativa participação do Povo de Deus”.
Só em Roma há 59 basílicas menores. Já no Brasil são 30. (
MGC, com informações do site Basílica Nossa Senhora do Carmo, de Campinas-SP)
Fonte: OPINIÃO JORNAL, Araras (SP), Quarta-feira, 20/01/2010, Página 3A.
________________________________________
LEIA TAMBÉM:
Basílica Menor de Araras (SP)
Basílica Menor (Araras-SP)
Oficialização da Igreja Matriz para Basílica Menor
Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura
Instalação da Basílica permite ritual de indulgência
Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”
LUIZ ROBERTO TURATTI.