Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62352 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22544)

Discursos (3239)

Ensaios - (10412)

Erótico (13576)

Frases (50729)

Humor (20058)

Infantil (5476)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140851)

Redação (3316)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6224)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Alma Jovem -- 10/01/2008 - 18:33 (Erika Mayrink Vullu) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
E o silêncio finalmente se fez. Meus olhos, ainda não tão fatigados como os de Drummond, observam a luz que entra pelas janelas da sala. Estão todos assentados. É dia de prova, daí o silêncio, artigo precioso e muitas vezes necessário na bagagem docente. Compenetrados, alguns pensam; outros, inertes, viajam. São alunos, como o leitor já deduziu. Jovens alunos.
Imensos brincos de argolas, cabelos escorregadios e blush colorindo a face jovem se misturam a piercings no nariz, anéis de caveirinha e bonés escondendo cabelos revoltos e despenteados. Há também tênis e chinelos de dedo tropeçando em coturnos e sandálias rasteirinhas. Em meio a toda essa diversidade tribal, lá está ele, o ignóbil uniforme brigando sofregamente por um lugar ao sol.
O tempo caminha: lesto para os pensantes; lento para os viajantes. Cabelos compridos se enrolam num coque improvisado; bonés se contorcem em movimentos pra direita e esquerda, frente e trás; pulseiras furam o silêncio com seu tilintar agudo; pernas se dobram em posição de lótus; pescoços inquietos fazem malabarismos suspeitos; Ivete abala e lembra a todos que celular ligado na hora de prova não vale. Risos; desculpas; cara feia; bronca; apreensão do subversivo.
A hora anda: ligeira para os aflitos; devagar para os tranquilos. O primeiro se levanta. Olhos preocupados vagam pela sala. Um viajante (ou seria um pensante?) entrega a prova. O tique-taque acelera. Pernas cruzam pra lá e pra cá. Borrachas se descabelam. Lapiseiras se esfacelam. Canetas com pompom rosa-choque se desesperam. Quanto tempo falta? Anéis voltam para os dedos. Coques são desfeitos. Fichários de gatinhos e moranguinhos se fecham. O segundo se vai. Porta que se abre. Porta que se fecha. Gloss e espelhos. Celulares no bolso da bermuda e na bolsa multicolorida e na mochila da moda. Beijinhos estalam pelo ar. Faltam 10 minutos.
Agora o silêncio me perturba. Sala vazia. Sem luz. Sem vibração. Argolas, piercings, pulseiras, anéis e bonés se perderam pelos corredores da vida. Caminho para a porta segurando o envelope de provas. Olho para trás e meus olhos se incomodam, por um momento, com a ausência de cor. Depois se abrem e me dizem que amanhã não é dia de prova, é dia de aula. Dia em que, mais uma vez, pensantes e viajantes me rejuvenescerão a alma.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui