Primos são quase irmãos, não fosse a obrigatoriedade de cada um ter um pai é uma mãe diferente. Brincadeira com primos é o que mais se preserva na memória, principalmente quando a aproximação é estimulada pelos genitores que não misturam desavenças entre eles e não ruminam enchendo o prato das crianças que, com mesmos laços sanguíneos poderiam ter uma vida harmoniosa e sem estranhamentos. As crianças deveriam ser poupadas dos infortúnios e desavenças dos adultos. Tantas brincadeiras interrompidas...
Fui menino e menino fui no pastoril da tia Linete, lá no pixaim. Uma ladeira por trás da Matriz da padroeira do meu apilado Pilar...Fora um tempo de perdas e lá se foi: José numa tarde triste nas ferragens de uma fria máquina. Vi e ouvi dizer que enchera o peito dele de algodão para colocar numa urna. Depois um caminhão levou minhas tias e minhas primas numa manhã na Manguaba. Fiquei de calção na calçada e dei um adeus sem acreditar que amanhã já não veria minhas primas..Maria uma irmã filha de uma das mulheres de meu pai, essa o avião levou para Alemanha. Restou minha bisavó que por ela fui criado, mas numa tarde chuvosa a sala da casa cheia de gente e muitas rezas, minha vozinha deitada na manhã seguinte descemos a ladeira com muita gente, enfim enterrei minha vó... Menino já comecei a perder.
Triste quando os adultos invadem os jardins das crianças e ensinam as merdas deles, para continuarmos a viver como nossos pais.