Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62352 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22544)

Discursos (3239)

Ensaios - (10412)

Erótico (13577)

Frases (50732)

Humor (20059)

Infantil (5476)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140853)

Redação (3316)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6224)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Manifesto -- 30/03/2003 - 02:13 (ji) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Muito boa essa guerra. O mundo precisava mesmo dar uma sacudida, estava tudo monótono demais. Alguém já disse, o mundo está ficando de novo interessante, pois está cada vez mais claro contra quem lutar . O antiamericanismo é a salvação dos adolescentes dos anos 90, ávidos por qualquer ideologia. Na verdade, essa tal de democracia acaba com a minha paciência. São tantas opções que tudo se dispersa; é só uma forma mais eficaz de censura, e até de negação da essência do ser humano e nossos sentimentos mais genuínos. Ninguém assume seu mau cheiro, e a podridão do outro só é admitida pelas costas, em prol da diplomacia. Tolerància é hipocrisia. Essa complacência toda na verdade é movida por uma falta de coragem danada, está todo mundo querendo ser bonzinho, fazer o papel do mocinho da novela. Bush é de fato uma mula, mas pelo menos seu coice nos serviu de impulso. Ele é um assassino sim, mas também por matar essa monotonia sufocante, provocando uma nova divisão no mundo. De certo essa guerra será a entrada de uma nova Era. A Terceira Guerra começou. E eu, sinceramente, já não aguentava mais só andar no shopping, zoar com meu pit bull, conversar em chats, ou sair com a galera do jiu-jitsu e bater em alguém que de alguma forma me pareça ameaçador... outro dia mesmo, um cara me encarou muito e fui obrigado a bater nele, afinal, ou era uma bicha - algo que nem Deus tolera - ou ele estava pensando em me agredir. Mas, já se banalizou. Em guerras muita gente morre né, mas fazer o que... muita gente morre todo dia. Muita gente já morreu nos conflitos do Oriente Médio, muita gente já morreu nas guerras estadunidenses ou com suas sanções económicas, e tudo isso vai continuar acontecendo, não tem jeito não. E todos sempre não exaltaram a globalização, multimídia, interatividade? Pois então, essa guerra é o auge, o máximo que o cinema pode atingir em termos de interatividade! Tem coisa mais emocionante para os 70% dos americanos que apóiam a guerra, meter aquelas busanfas gordas no sofá, pegar uma porção de batatas fritas, hamburguer e coca-cola, e ligar na CNN que transmite, pela primeira vez na história, imagens ao vivo da frente de batalha?! Só falta o 0300! As imagens poderiam ser melhores, ter um pouco mais de ação, sabe, mas tudo bem também; outras guerras logo, logo virão, e como se sabe, a tecnologia sempre avança bastante nessas ocasiões. E temos ainda opções: quando quisermos melodrama, é só procurar a mídia árabe; quando for pra renovar a auto-estima, se sentir soberano, basta ligar em qualquer outro canal. E o melhor de tudo talvez seja a certeza do final feliz, ou melhor, vitorioso. Além de não estarem batendo em alguém do seu tamanho, ainda juntaram uma gangue para linchar o inimigo, e só mesmo na ficção a vítima é capaz de se salvar - e olha que digo isso com conhecimento de causa. Estamos do outro lado do Atlàntico, tão longe que temos que admitir, sem hipocrisia, que é como cinema, ou videogame. Esse povinho que veste branco e vai pra frente de embaixada americana não tem o que fazer, é pura e simplesmente excesso de Globo nos olhos. Tudo bem, não há nada melhor que estar na tela, a fama é comparável ao orgasmo, mas tem que ter discernimento! Onde já se viu?, sair de casa pra isso, e ainda arriscar perder os capítulos dessa guerra, que não sabemos nem se vai ser novela ou minisérie. Pode ver, pode ver, tudo um bando de miolo mole, sem opinião formada! Quando o Rio de Janeiro pegou fogo ninguém fez nada! Pudera, foi tanto tempo sem ação que está tudo engessado... e quando organizam algo, ainda me fazem o favor de marcar no horário da novela... mas quem diria né, justamente com a mais ampla liberdade. E enfim, liberdade para quê se nem protestar funciona mais? A riqueza e a pobreza aumentam sempre nas mesmas mãos... Qual o ànimo de mudar um mundo que no seu íntimo nunca muda, no máximo se disfarça mudando algumas coisas de posição?! Não tem jeito, as segundas, terceiras intenções sempre prevalecem! Se temos que aprender com os erros do passado, pois então, tanto lutaram para quê?! Essa guerra foi boa também para isso, para provar que a opinião do povo não vale nada. Por exemplo, na Espanha 80% não apóia a intervenção no Iraque; na Inglaterra, o governo tem a maior rejeição dos últimos 30 anos - e daí?! Adiantou alguma coisa? Fala sério! Essa tal democracia é só uma invenção para nos fazer acreditar que temos algum poder nas mãos, e assim, na santa ignorància, nos calarmos! Chega de caó! Hedonismo já! Quem teve a sorte de não nascer passando fome que aproveite a oportunidade, pois miséria sempre vai existir. É como disse aquele tal de Tim Maia, na vida a gente tem que entender, que uns nascem pra sofrer enquanto o outro ri . Passar a adolescência numa época em que nada acontece é traumatizante, você borbulha por dentro enquanto o mundo se anestesia; então, só me resta torcer para que outro avião choque logo com outra torre - desde que eu não esteja dentro, claro. Big Brother é muito bom, mas não se compara com o voyeurismo de guerra, que ajuda a catalisar minha revolta e sair do paradigma de rebelde sem causa. É minha catarse, não posso nega-la. E se protesto não resolve, pelo menos a gente ocupa a cabeça e se diverte achando que muda alguma coisa. O 11 de setembro quebrou a monotonia de minha geração, e a tendência agora é tudo ficar mais interessante. Bendito é o que vem em nome do Senhor; Osama nas alturas!"

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui