Usina de Letras
Usina de Letras
205 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Rockterapia -- 08/03/2004 - 15:11 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rockterapia

Ao ver na mídia os comerciais do filme Escola de Rock e do CD Classic Metal , me lembrei de um fato curioso da minha infância .
Em 1983 , eu tinha 9 anos e estudava num rígido colégio de freiras , onde não se podia : cantar nas salas de aula , andar sem uniforme , correr no corredor , ir ao banheiro sem autorização da professora e tirar notas abaixo de sete .
Tanta rigidez não combinava com a minha personalidade .
O pior era agüentar as provocações daqueles filhinhos de papai , que me chamavam de maluqueira só pelo fato de eu morar numa vila distante e pobre .
No meio de tanta repressão e preconceito , era comum que eu acabasse brigando com os meus colegas na sala de aula .
Na primeira semana de aula , eu dei um tapa em uma patricinha que sentava atrás de mim e que vivia me chamando de favelada .
Como punição , fui parar na sala da orientadora educacional .
Chegando lá , a orientadora , me recebeu deste jeito :
- Boa – tarde , meu nome é Diocélia , e o seu ?
Então , de cabeça baixa , eu respondi :
- Luciana .
Desta maneira , ela falou :
- Fiquei sabendo que você andou brigando , qual foi o motivo ?
Assim , eu respondi :
- A menina que senta atrás de mim , vive me chamando de maluqueira , só que hoje ela ultrapassou os limites .
Então , ela pegou um pequeno aparelho de som e me disse :
- Você gosta de música ?
Desta maneira , eu respondi :
- Gosto !
Assim , a coordenadora falou :
- Então , vamos escutar Jhon Lennon , com a sua canção : Imagine !
Primeiro , escutei a música e depois a coordenadora me deu um papel com esta canção traduzida :
“- Imagine que não existe paraíso , imagine que não existe fronteiras ... Você vai dizer que sou um sonhador , mas eu não sou o único ... “
Bem , achei a letra da música legal e tentei refletir sobre ela . Mas , não consegui me aprofundar muito na época , afinal eu tinha 9 anos e a minha cabeça era um saco vazio . Afinal , o meu único sonho era fugir da escola .
Porém , na semana seguinte me meti em confusão de novo : no pátio um grupo de meninos , começou a cantar aquela musiquinha para mim :
- Luciana Sapatão , sapatão , sapatão ....
Então , eu avancei no grupo e novamente me mandaram para a sala da coordenadora .
Ao me ver , ela comentou :
- Brigando de novo , né ?
Assim , eu falei :
- Os meninos estavam me xingando de sapatão , mas eu sou mulher !
Depois disto , a coordenadora perguntou :
- Gostou da música que você escutou semana passada ?
Deste jeito , eu respondi :
- Achei bonita , mas um pouco triste . Pois , achei que ninguém estava entendendo o cantor , depois que li a tradução .
Então , Diocélia falou , com o aparelho de som nos braços :
- Bem , hoje iremos escutar uma música mais alegre , se chama : Rock And Roll All Nite , da banda Kiss .
Ao escutar esta música me senti mais animada , mais contente e mais para cima . É como se um dia de Sol aparecesse depois de uma tempestade na minha alma .
Porém , o problema é que na semana seguinte aprontei outra vez : como eu era pobre e não tinha dinheiro para lanches caros , eu olhava meus colegas que traziam barras enormes de chocolates , vários salgadinhos Elmas Chips de uma vez e outros lanches exagerados .
Mas , naquele dia eu notei que muitos destes lanches eram jogados inteiros no lixo da escola . Como eu estava com muita fome , resolvi pegar um salgadinho Elma Chips , que uma colega jogou no lixo .
Quando tomei esta atitude , me deparei com uma turminha gritando :
- Luciana cata lanche do lixo ! Luciana cata lanche do lixo ! Luciana cata lanche do lixo !
Então , avancei nesta turma e puxei uma patricinha pelos cabelos . Por isto , a zeladora me levou para a sala da coordenadora .
Diocélia me olhou com uns olhos de ternura e perguntou :
- Por que brigou novamente ?
Então , eu respondi :
- Uma turma estava tirando sarro da minha cara , porque eu estava catando lanche do lixo !
Assim , Diocélia , com o aparelho de som nos braços , falou :
- Hoje , vamos escutar uma música chamada : We Are The Chapions .
Depois de ouvir esta música me senti mais calma e mais leve .
Porém , na outra semana aprontei de novo : a professora estava falando em voz alta , todas as notas da última prova de Matemática , dos alunos :
“- Ana = 6,0
- Daiane = 10 , 00
- Daley = 6,0
- Juliana = 7 , 0
- Luciana = 2, 0
Após , a turma escutar a minha nota , um grupinho do pessoal que sentava atrás , começou a gritar :
- Luciana burra , tirou 2, 0 em Matemática ! Burra tirou 2, 0 !
Então , eu sai da minha carteira e fui brigar com a galera do fundão .
Assim , a professora me levou novamente para a coordenação .
Deste jeito a coordenadora perguntou :
- Por que brigou novamente ?
Então , respondi :
- Eu tirei 2, O em Matemática e a galera do fundão começou a me xingar de burra .
Assim , ela pegou o aparelho de som e disse :
- Agora , vamos escutar uma música chamada Still Loving You , da banda Scorpions .
Então eu escutei e achei a música linda e ao mesmo tempo triste . Assim , descobri que é possível transformar sentimentos tristes em coisas belas .
Naquela noite , antes de dormir , fiz uma reflexão sobre o rock e sua beleza melódica . E falei para mim mesma :
- Poxa , eu gosto disto !
Então , a partir daquele dia , comecei a fazer bagunça só para ir na sala da coordenadora escutar rock .
Para não reprovar de ano , bem na metade de 1983 , a diretora do colégio decidiu que eu precisava mudar de turma . E foi isto mesmo o que aconteceu . Mudei de turma , e apesar de gostar de escutar rock na sala da coordenadora , prometi a mim mesma que nunca mais aprontaria , mesmo que isto significasse a abstinência de boa música . Então , me comportei bem até o final do meu primário .
Hoje , eu me pergunto :
- Até que ponto o rock influenciou a minha infância ?
- Até que ponto o rock influencia a minha vida atual ?
- E você leitor , tem uma história interessante de sua infância , que houve influência do rock ?
- Você acredita em rockterapia ?
Por favor , me responda .
Com carinho ,
Luciana do Rocio Mallon .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui