Usina de Letras
Usina de Letras
306 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->A ENTREVISTA -- 10/12/2000 - 10:50 (Paccelli José Maracci Zahler) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ENTREVISTA

Paccelli M. Zahler

Gente, vocês não imaginam o quanto nosso país é grande. Há nele uma diversidade de raças, usos e costumes que poucos conhecem. Este desconhecimento faz com que os brasileiros do Norte nada saibam a respeito dos brasileiros do Sul e vice-versa, provocando absurdos que acabam no radicalismo, preconceito e separatismo, como a recente proclamação da República do Pampa Gaúcho.
Para quebrar essa barreira besta e aproximar nortistas e sulistas, resolvemos entrevistar um personagem típico do Rio Grande do Sul - o gaúcho! É um gaúcho macho com todas as letras maiúsculas, macho pra ninguém botar defeito. Trata-se do gaudério Francisco Dourado, 1,90 m de altura, 90 quilos, calçando 45, faca atravessada na cintura pro caso de algum "paisano" se estranhar com ele.
É campeão de rodeio, tiro de laço, gineteada, acostumado a pegar touro a unha, que só não é mais macho pra não humilhar a concorrência.
Ele nos recebeu em sua estância em Dom Pedrito e transcrevemos abaixo o conteúdo de sua entrevista.

Nome: Francisco Dourado, tchê! Kico Dourado pros conhecidos, Kicozinho Dourado pros íntimos!

Nascimento: No glo-ri-o-so dia 24/4/54, em Pelotas, RS, bisneto de Gomercindo Dourado, herói da Revolução Federalista de 1893.

Formação profissional: Olha, guri, me formei na Faculdade da Vida, criando gado, ordenhando vaca, tosqueando ovelha. Sofri uma barbaridade até aprender a montar cavalo xucro e transformá-lo em redomão. Desenvolvi gosto pelo rodeio ainda piá, brincando de cavalinho com os amigos. Hoje, sou estancieiro! E campeão!

"La fresca", quanta coragem e determinação! Depois de tantos campeonatos, qual foi a maior emoção profissional? "Cuê-pucha!" Foi me apresentar no rodeio de Americana, SP. Tinha aqueles peões vestidos de gringo, roupa de couro, franjinhas, botininhas de bico fino (hum, cala-te boca!), mas não tiveram chance. Eu ar-ra-sei com meu lenço vermelho no pescoço, minhas botas de garrão, guaiaca na cintura, camisa branca e bombacha florida. Tu acreditas que a indiada me aplaudiu de pé, tchê? Eu a-do-rei!

Número da sorte: 24, sempre!

Cidade dos seus sonhos: Campinas, SP

Lugar bonito: Chapada dos Veadeiros, GO

Cor predileta: Rosa choque

Filme predileto: "Bambi", pois me identifiquei muito com o personagem.

Cantor: Os do Sul, mas em nível de Brasil, índio velho, Cauby Peixoto. Cada vez que ele reboleia aquele lencinho branco no ar e entoa "Conceição", me arrepio todo e tenho ganas de abraçá-lo, ai!

Cantora: Ângela Rô-Rô, sem dúvida!

Mulher bonita: Roberta Close! Acho-a linda, lindérrima, uma Vênus, Afrodite, sei lá!

Homem bonito: Que é isso, piá, tá me estranhando? Mas é claro que são os de Bagé! Hum, cada gauchão, santa, er...er..., digo, rapaz!

Ídolo: Lindo, chiquérrimo com aquelas plumas e paetês esvoaçando ao vento. Estou falando do Clóvis Bornay!

Esporte predileto: Salto com vara.

Pratos prediletos: Churrasco, tchê, principalmente se for de picanha; lingüiça e peru ao molho picante.

Aprovas a separação do Sul? De jeito nenhum, tchê! Onde já se viu? Agora, cada que que tiver que viajar para Campinas vou ter que tirar passaporte? E eu o-dei-o ter que passar pela alfândega. Ficam aqueles fiscais apalpando a gente e, como sabes, macho que é macho não se deixa apalpar, como diz aquela música: "trato todo mundo com muito respeito, mas se alguém me pisar no pala, meu revólver fala e bochincho está feito".

Hobby: Chimarrão, na sombra de um cinamomo.

Estado: Depois do Rio Grande do Sul, tchê, lógico que é o Pará! Quando tomei banho na Praia de Mosqueiro, uma coisa mágica tomou conta de mim e liberou meu lado "yin" e, digo com certeza, virei outra pessoa. Quando vou a Belém, não deixo de freqüentar a Praça da República e tomar uns chopes com aqueles rapazes divertidos, alegres e dados do Bar do Parque.

(Publicado no Jornal PQP, Belém, PA)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui