Usina de Letras
Usina de Letras
278 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Vamos viver a nossa vida -- 01/05/2003 - 03:38 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
17/12/99.

VAMOS VIVER A NOSSA VIDA

Acredito que ninguém veio ao mundo para sofrer.
Acredito que existe uma cadeia de compromissos uns com os outros em benefício de todos.
Nos primórdios da humanidade os homens se uniram em grupos para se protegerem dos perigos da floresta. Depois dividiram as tarefas entre si para facilitar a vida do grupo; alguns plantavam e colhiam, outros caçavam e alguns outros pescavam.
Depois eles trocavam a produção entre si possibilitando uma alimentação mais rica e variada com menos esforço.
Às mulheres competia cuidar da prole e das tarefas domésticas.
Com o crescimento e evolução das sociedades as atividades foram ficando cada vez mais especializadas; alguns construíam casas, outros fabricavam utensílios e mais uns poucos inventavam máquinas para facilitar o trabalho.
Assim apareceram a alavanca, a roda, a máquina a vapor e os aviões.
Povos mais belicosos resolveram se dedicar à guerra e à escravização de povos mais pacíficos para explorar o trabalho dos outros em benefício próprio.
Daí começaram as injustiças e o sofrimento generalizado.
Fomos nós que inventamos a riqueza e a miséria e somos nós que temos que diminuir a distância entre elas através da eliminação dos mecanismos de perpetuação das desigualdades e não através de paliativos.
Não vejo, porém, nenhuma forma de mudar a situação atual a curto e médio prazo. Este estado de coisas só se resolverá quando as desigualdades forem tão grandes que o equilíbrio se tornará insustentável e o sistema ruirá por si mesmo, acarretando muita dor e sofrimento até atingirmos uma era de paz e justiça para todos.
Por tudo isso deixe de se preocupar tanto com os outros. Pense um pouco mais em você, pense em nós.
Se não podemos resolver os problemas do mundo vamos tentar, pelo menos, resolver os nossos.
Resolvendo os nossos problemas estaremos ajudando a todos, pois serão dois a menos com que o mundo se preocupar.
Que crime existe em tentar ser feliz em meio a tanto sofrimento?

P/Sílvia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui