Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
24 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56828 )
Cartas ( 21161)
Contos (12584)
Cordel (10012)
Crônicas (22151)
Discursos (3132)
Ensaios - (8955)
Erótico (13388)
Frases (43349)
Humor (18383)
Infantil (3751)
Infanto Juvenil (2630)
Letras de Música (5464)
Peça de Teatro (1315)
Poesias (138026)
Redação (2918)
Roteiro de Filme ou Novela (1053)
Teses / Monologos (2394)
Textos Jurídicos (1923)
Textos Religiosos/Sermões (4767)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Erótico-->29. CLETO É CHAMADO -- 05/10/2003 - 07:47 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
WLADIMIR OLIVIER

O Bispo Moisés, tendo notado que Anacleto desempenhava com real responsabilidade a função doutrinária através dos testemunhos, conhecendo que o jovem percorrera a maioria dos templos, aperfeiçoando o roteiro de sua participação, sem acrescentar nada que pudesse ser acoimado de inverdade, a não ser certa cristalização das emoções pelos gestos dramáticos obrigatórios, quis saber como é que reagiria o discípulo em condições bem mais sérias. Por isso, sondou-o para ver se lhe havia crescido a ambição de servir a Igreja.

— Anacleto, você vai ter de deixar o seu emprego, se quiser dedicar-se à pregação da palavra do Senhor. Quer correr o risco de perder o coração de sua amada?

— Querido Bispo, Aurélia está destinada a ser minha esposa. Timóteo, praticamente, já abençoou a nossa união, passando-me a tarefa de gerenciar, na qualidade de ajudante, a rede de farmácias. Faz um mês que estou aprendendo com ele tudo o que se refere às compras, vendas e margens de lucro, inclusive quanto aos funcionários.

— Vejo que você conquistou a confiança do homem. Parabéns! Isto quer dizer que o sacrifício que vou pedir-lhe cresce em importância. Indo direto ao assunto: quero vê-lo pastor, à frente do público, levando a interpretação bíblica a bom termo, segundo os princípios que a nossa religião considera os mais adequados para captar e manter a fidelidade das pessoas que nos procuram.

— Bispo Moisés, venho estudando o desempenho dos pastores e tenho alguns sermões...

— Não use jamais essa palavra. Você vai ter de aprender que certas expressões estão interditas, porque lembram os padres católicos.

— Perdão, achei que entre nós não houvesse restrições. Vou me lembrar sempre disso.

— Não se preocupe, porque temos um plano para os novatos, que recebem instruções minuciosas à medida que vão se juntando ao grupo dos expositores. Normalmente, eu lhe pediria para estagiar como voluntário, com a remuneração básica, no auxílio dos cultos, como servente ou obreiro. Mas, como vi que você alcança alto índice de simpatia, convencendo as pessoas de que sua palavra é honesta, é convicta, brota do fundo da alma, apresentando muita facilidade em expor os pensamentos, logo imaginei que a sua juventude irá dar o toque de emoção e de sublimidade capaz de cativar o auditório. Seria, por isso mesmo, um desperdício de tempo obrigá-lo a permanecer na retaguarda, conforme anteriormente lhe propus, auxiliando na composição das palestras bíblicas. Vamos impô-lo à comunidade como um fenômeno de precocidade, declarando explicitamente que você foi chamado pelo Senhor, o que é verdadeiro, se considerarmos a perspectiva de sucesso. Se falhar, se não se der bem, “se tremer na base”, se virmos que “o saco está furado”, saberemos que Deus não lhe imprimiu nem no coração nem na mente a aptidão ou a vocação (perdoe-me o termo condenado) para o ministério religioso.

— Qual é o plano, senhor?

— Você vai acompanhar um dos pastores, à sua escolha e que o aceitar, e vai treinar, durante dois meses, uma exposição básica cujo tema você mesmo elegerá dentre os da lista oficial e segundo a sua própria organização. Em sendo aprovado pelo monitor, irá pregar em recinto fechado para um grupo seleto de bispos, pastores e obreiros, que emitirão pareceres fundamentados sobre a sua “performance”. Quando vier a ser aprovado, o que não aconteceu nunca na primeira apresentação dos candidatos, irá participar de um culto, em dia de semana pouco freqüentado, na periferia.



As instruções demonstrariam a Cleto os cuidados rigorosos em relação à escolha e preparo dos oficiantes. Lembrou-se de que os padres católicos eram “peneirados” desde crianças em seminários rígidos quanto à disciplina, tendo ouvido falar que nem todos que se ordenavam eram destinados às igrejas seculares, sendo aproveitados em funções internas da instituição. Essa reflexão fez com que assumisse postura de submissão e de admiração ao Bispo Moisés, porque sabia, com certeza íntima, que não decepcionaria a confiança nele depositada.

Não se dedicou, porém, a investigar quantos haviam sido convidados e haviam fracassado, embora nem todos os que se postavam diante do público merecessem a sua própria aprovação, sempre notando imperfeições que jurava não haveria de cometer quando chegasse a sua vez. Por outro lado, punha-se atento quanto aos principais, aqueles que falavam nos templos maiores, para platéias mais numerosas, inclusive com transmissão televisiva ao vivo, em constante desafio à memória e ao equilíbrio emocional. Estando diante de um aparelho de televisão, não via quais recursos poderiam ser utilizados, caso houvesse algum deslize de monta na exposição do tema, por isso, na primeira oportunidade, perguntou ao Pastor Honorato, o seu eleito, um dos mais antigos, sobre quem se dizia que recusara um bispado, quais os dispositivos de segurança para o sucesso das apresentações através do vídeo.

— Caríssimo irmãozinho, nem sempre as coisas correm de maneira perfeita. Houve um caso famoso de uma autoridade que maltratou uma imagem de gesso e que recebeu uma avalanche de críticas dos nossos superiores, sem contar a perseguição jurídica e religiosa dos que, maliciosamente, se sentiram ofendidos. A gente vai aprendendo com os erros, as hesitações, as falhas. Mas eu devo contar-lhe que nos servimos do ponto eletrônico. Você sabe o que é isso?

— Sei. É um transmissor que um ajudante opera, de modo que o pregador, com um pequeno fone escondido, pode receber todas as informações necessárias para safar-se dos apuros. Vi isso na televisão e num filme que critica os falsos sacerdotes.

— Tome cuidado quando falar a respeito de suas atividades fora. Isso tira de você o ar de ungido pelo Senhor, tornando a sua figura por demais familiar. Mantenha uma aura de reverência e seriedade, mesmo quando estiver entre nós. Comigo não se policie, para que eu possa orientá-lo.

— Tenho a certeza de que vamos nos dar muito bem, Pastor.

— Basta que você se compenetre de que deseja participar de nosso sucesso. Não se esqueça de que a bancada dos evangélicos cresce em âmbito nacional e já representa um peso ponderabilíssimo para as decisões dos plenários legislativos, sem contar que estamos a pique de eleger governadores, tendo eleito muitos prefeitos. Se você vem para a conquista de posição social, acreditando que o dinheiro jorrará em sua conta bancária, saiba também que existe uma ideologia universal que tem como base a palavra do Senhor. Evite ser hipócrita o mais que puder, anulando qualquer pensamento menos saudável. Só assim merecerá o apoio dos mais antigos e se verá projetado no seio da comunidade, para o efeito das conquistas dos valores que lhe darão os fundamentos para uma vida plena de felicidade.

Intimamente, Cleto se congratulou com a escolha de Honorato, que punha as cartas na mesa, sem cobrar, todavia, qualquer declaração de propósitos. Advertia mas não exigia, pondo o moço à vontade para as meditações sobre os caminhos que percorrera desde que se iniciara no tráfico de drogas até chegar a esse ponto de futuro bastante promissor. Sabia que Timóteo abriria mão da ajuda do genro em favor do pastoreio das almas. Tinha de convencer Aurélia a constituir família dentro de alguns meses, porque raros eram os pastores solteiros.

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui