Usina de Letras
Usina de Letras
106 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Talento -- 20/09/2003 - 17:46 (maria da graça almeida) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talento
maria da graça almeida


Por muitos anos sonhei ser pianista,
via estrelas nas teclas e luas nas partituras.
Por vaidade enganosa, não medi esforços. Por teimosia idiota não desisti do sonho.
Vesti a fantasia pela família ingenuamente criada e por mim tolamente alimentada.
Temia frustrar meus pais e com o diploma às mãos, acabei por causar maior a decepção.
Encerrei-o na gaveta, preocupada com os dedos- discentes. E cerrei o piano temendo danificar os ouvidos alheios.
Ora desconfio que o velho instrumento possa ter novos usuários...as traças, os cupins.

Um dia lá atrás, inconsciente e injustamente, atribui-lhe meu insucesso.

Talento não se compra, nem se empresta, não se copia. Tampouco se adquire com o tempo; no tempo, apenas é aprimorado, ou não...
Há pessoas que não precisam da boca para dizer, nem da cabeça para raciocinar.
São pessoas especiais, não pensam para falar, nem para escrever, habilidade que mata de perplexidade aqueles que se debruçam e descabelam-se sobre os papéis, ou que por horas a fio, exaustivamente, "ensaiam" seu talento na frente do espelho, ou até mesmo atrás da própria sombra.
Há aqueles, cujas notas musicais escorrem pelos dedos, traduzindo melodias primorosas; há os senhores das tintas...estes facilmente as espalham sobre as telas e criam obras de espantosa beleza; há aqueles que os pés mal tocam o chão e fazem o corpo esvoaçar, compondo movimentos de enlevo e sutileza.

Dom é dom.O dom é assim: autodidata, determinado, suficiente.
É o desempenho ligado a forças interiores que independem das influências externas.
A leitura, o estudo, o treino, que dão sua contribuição, não realizam milagres, não fazem fluir a produção com naturalidade.

Creio que aos inaptos, aos inábeis, falta o toque mágico e a especialidade que sobra aos fadados à virtuosidade.
Fadados? Ou condenados? Sabe-se lá...
Na verdade, é a predisposição- inclinação inata -o que faz a diferença.
Somente o talento encontra o melhor tom.
E suas nuanças particulares descortinam os espetáculos pessoais que eternizam a magia da arte e perpetuam a maestria da execução.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui