Usina de Letras
Usina de Letras
107 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Inconsciente coletivo -- 14/05/2003 - 20:01 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sempre fui uma pessoa muito ligada aos assuntos do inconsciente, primeiro eu ficava admirado com esses lances de sonhos, comprei vários livros sobre o assunto, desde livros superficiais que indicavam números para se jogar no bicho ou na loteria, até aqueles mais profundos que analisavam de uma maneira mais séria os símbolos oníricos e davam interpretações aproximadas.
Aos poucos fui me interando com o assunto e meu subconsciente parece ter adorado a idéia a ponto de eu ter sonhos repetitivos e continuados, o sonho vinha em capítulos como uma novela e durante alguns dias a história ia se desenrolando aos pedaços durante meu sono.
E esse lance foi ficando cada vez mais elaborado, meus sonhos às vezes eram em preto e branco e outros bem coloridos com gosto, cheiro e sensações muito próximas à realidade, sonhos eróticos por exemplo, eram fabulosos e com um grau de realidade muito verossímil e agradável, eu tive um sonho que parecia um filme, com personagens bem definidos e com a história se passando num lugar que eu desconhecia, no fim do sonho o letreiro subia como no fim de um filme, pode?
Sempre muito atento aos símbolos de meus sonhos encontrava as mais variadas interpretações e aos poucos fui encaixando as peças que faltavam nos acontecimentos do meu dia a dia, os sonho tornaram-se uma importante ferramenta para o meu autoconhecimento, algumas vezes deixei de fazer uma viagem ou ir a algum lugar por conta de um sonho premonitório, acredito muito neles.
Estudando o assunto cada vez mais a fundo acabei me deparando com um assunto do qual já havia ouvido falar mais nunca dei muita importância, o inconsciente coletivo.
Muitas coisas são conectadas com esse assunto como por exemplo, a percepção da realidade e os diversos estágios de consciência que o nosso cérebro nos proporciona ao longo da vida ou ainda ao longo de um simples dia e muitos de nós se quer se dão conta disso.
Eu acredito que tudo é uma coisa só e está interconectado e interdependente de forma tal que o que se faz a algo ou a alguém está a se fazer com tudo e com todos e que o inconsciente coletivo é a chave primordial para abrirmos algumas portas que nos aprisionam e nos separam da verdadeira verdade, para extinguirmos em nós o fogo devorador de nossos medos que ardem em nossas almas e que nos impedem de viver e vivenciar a vida da maneira mais plena possível.
Sabe o que choca? É depara-se com a seguinte frase:”... a realidade existe apenas em nossa mente”. Para existir, a realidade depende de nossa aceitação dela e nós temos o poder de transformá-la - bastando para isso não mais aceitá-la como real. Em suma, a realidade em si não existe, o que existe é a forma de compreendê-la.
Bom vou desacelerar, realidade demais também faz mal, vamos ao inconsciente coletivo...
Alem de nosso inconsciente, onde estão nossos medos, nossas virtudes, nossos erros e nosso acertos , complexos e segredos e tudo mais existe uma segunda fronteira, o inconsciente coletivo onde existe um segundo sistema psíquico, de uma coletiva, universal, e impessoal natureza que é idêntica em todos os indivíduos. Este inconsciente coletivo não se desenvolve individualidade mas é herdado. Algo bem básico do ser humano, instintos de sobrevivência e aprendizados ao longo de milhões de anos, atividade humana é influenciada num alto grau pelos instintos, perfeitamente separados das motivações racionais da mente consciente.
Bom, ainda sei pouco do assunto, mas é algo tão grandioso e instigante que não consegui guardar só para mim e acabei falando um pouco sobre para vocês, vou pesquisar muito sobre,recomendo para quem se interessar pelo assunto assistir filmes como:
Alucinações do passado(Jacob’s ladder - EUA 1990 - Aprox. 115 min.)
DIREÇÃO: Adrian Lyne - ROTEIRO: Bruce Joel Rubin - Com: Tim Robbins, Elizabeth Peña e Danny Aiello.
Matrix
(The Matrix - EUA 1999 - Aprox. 144 min.)
Escrito, roteirizado e dirigido por Andy e Larry Wachowski - Com Keanu Reaves, Lawrence Fishburne e Carrie-Anne Moss.
13º Andar
(Thirteen floor - EUA, 1999 - Aprox. 100 min.)
DIREÇÃO: Joseph Rusnak - Com: Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl, Gretchen Mol.

Dogma

(Dogma - EUA 1999 Aprox. 125 min.)
DIREÇÃO: Kevin Smith - Com: Ben Affleck, Matt Damon, Linda Fiorentino e Alanis Morrisste

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui