Usina de Letras
Usina de Letras
292 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O complexo de Artaxerxes -- 20/08/2002 - 08:30 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu já falei mais de mil vezes sobre o complexo de Artaxerxes, aquele homem humilde de Atenas, amigo de infância do administrador da metrópole e que, da primeira vez que foi falar com amigo quando ele se tornou importante, no meio da multidão, quis abraça-lo forte e fraternalmente, como faziam quando eram ambos pobres e, desconcertado, viu o amigo desvencilhar-se rapida e bruscamente daquele amplexo e mostrar-se como que ofendido e falar asperamente para os guardas: "Guardas! Levem daqui este homem que está me importunando!". Artaxerxes saiu dali cabisbaixo, com as antenas da sensibilidade arriadas, com os sentimentos pululando descompassadamente no seu coração, humilhado e destroçado nos seus brios.

Vale a lição para todos quantos tentam se aproximar dos poderosos, mesmo que tenham gozado de sua íntima amizade no passado, naqueles tempos das chamadas vacas magras. A maioria das pessoas quer esquecer o passado sem brilho quando atinge os denominados píncaros da glória, sem lembrar que, a maior parte das vezes : "a glória é o orgulho de quem a vê e a desgraça de quem a possui".

Artaxerxes calculou errado, partiu de suas próprias convicções e padrões, olvidou-se que o ex-amigo passou por expirências multifacetadas antes de chegar ao apogeu e agora, nos braços móveis e escorregadios do Poder, procura ser um homem diferente daquilo que sempre foi, um homem forte, mas embriagado pela força que emana de todo Poder, uma força mais embriagadora que o alcool, mais destruidora que a mais destruidora das drogas, isto é, se o homem não tiver sido talhado para a grandeza, não tiver a têmpera rija e incorruptível daqueles que, ocupando o cargo que ocuparem, sabem se mostrar e permanecer eles próprios, por conseguinte, mais importasntes do que qualquer posição.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui