Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Quem é S.? -- 03/06/2003 - 01:25 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A gente idealiza uma mulher que irá realizar todos os nossos sonhos. Uma mulher perfeita que irá satisfazer todos os nossos desejos. Alguém que pense parecido com tudo o que nós pensamos sobre a vida.

De repente uma palavra, uma frase, uma atitude por parte dela e tudo desmorona. Percebemos constrangidos que ela não era a mulher que imaginávamos.

Aconteceu com Edeílda quando ela me falou que eu não sabia o que ela fazia quando não estava comigo, insinuando que podia estar saindo com outros homens.

Aconteceu depois com Gilda, a segunda, quando ela me pediu para não tentar modificá-la que ela nunca seria a mulher culta na qual eu queria transformá-la.

Aconteceu agora com Sílvia quando ela disse que não concordava comigo de que os “Sem Terra” estavam certos em invadir propriedades. Que ela discordava dos métodos de luta deles por um pedaço de terra para plantar e poder viver com o mínimo de dignidade.

Mas será que foi só por isso que eu me desencantei e deixei de gostar delas? Ou isso foi apenas a gota d’água que desencadeou tudo porque o sentimento que eu nutria por elas não era forte o bastante para aceitar essas afirmações.

No caso de Sílvia não posso dizer que ela me enganou. Eu me enganei porque quis. Ela mostrou desde o início quem ela era.

E quem é Sílvia?

Sílvia é uma pessoa apaixonada em tudo que faz. Uma pessoa batalhadora que ainda não conquistou a sua independência porque não quis fazê-lo violentando a sua consciência. Uma pessoa que passou por altos e baixos na vida enfrentando tudo com altivez e mantendo seu espírito livre e generoso.

Mas ela é também uma pessoa contraditória.

Ela usa o temperamento agressivo para intimidar quem não concorda com ela. Diz que acredita em duas religiões, católica e espírita, mas não pratica nenhuma delas.

Acho que ela não acredita em nada, mas não tem coragem de assumir a sua descrença.

Uma pessoa que diz sentir compaixão pela miséria e sofrimento dos pobres, mas defende o modo de vida perdulário dos ricos que vivem às custas desses pobres. Uma pessoa que não aceita críticas fazendo-nos supor que é perfeccionista, o que ela não é pois não prima pela ética.

No íntimo talvez ela seja uma pessoa frágil e insegura que exibe toda aquela arrogância para encobrir a sua fragilidade.

Não sou dono da verdade. Talvez ela esteja certa e eu errado, mas não vou mudar a minha maneira de pensar, da mesma maneira que ela não vai mudar a dela. 
Recife, 08/08/2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui