Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
70 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 55051 )
Cartas ( 21061)
Contos (12130)
Cordel (9565)
Crônicas (21226)
Discursos (3108)
Ensaios - (9913)
Erótico (13135)
Frases (39980)
Humor (17551)
Infantil (3562)
Infanto Juvenil (2309)
Letras de Música (5414)
Peça de Teatro (1311)
Poesias (135727)
Redação (2875)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2374)
Textos Jurídicos (1913)
Textos Religiosos/Sermões (4205)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Crônicas-->DE LÁ, DO QUASE OUTRO EXTREMO -- 14/11/2003 - 00:30 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos


DE LÁ, DO QUASE OUTRO EXTREMO

Nelson Hoffmann (*)

Quando o Borck lançou o seu “1º Encontro de Escritores”, apenas um piauiense compareceu. O fato chamou-me a atenção e fui ao texto. Afinal, moro aqui, no extremo sul do país, no frio e na chuva, e tenho uma talvez mórbida curiosidade pelo quente e seco do Nordeste brasileiro. E, ainda, do Piauí eu só conhecia o Assis Brasil, da Tetralogia Piauiense, do Ciclo do Terror e de alguns livros sobre literatura.
O texto piauiense era um conto, um mini conto. Curto e seco. Simples, mas de uma simplicidade cruel. Uma ferida. “... E Mal Paga”, uma pequena jóia, um rubi de sangue e dor.
Quem seria Adrião Neto, o autor?
Resolvi contatar. Ali estava o endereço (Rua Lucídio Freitas, 653, Cep: 64.003-120 - Teresina - PI), mandei carta e livro meu. Dias depois, uma noite, tocou-me o telefone: era o Adrião. O telefonema aconteceu na noite do dia em que eu consultara, pela primeira vez, o cardiologista. A conversa, aos poucos, emocionou-me ao ponto de preludiar o infarto já próximo. Sem que eu desconfiasse do infarto.
Adrião José Neto é piauiense da gema. Percorreu e percorre, o Brasil e o mundo mas não desgruda de seu chão natal. Conferencista, tem participado de inúmeros congressos e simpósios culturais, sendo homenageado, inclusive, com o “I Seminário de Literatura Piauiense Escritor Adrião Neto”. Verbete de uma infinidade de dicionários e referência em outros tantos livros, já foi, e é, objeto de questões de vestibular universitário. Multi-titulado e multi-premiado, é, sobretudo, dicionarista biográfico, historiador, poeta, antologista e romancista.
Como dicionarista e historiador, é autor, dentre outras obras, de “Literatura Piauiense para Estudantes”, “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” e “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos”. Este é de 1998, em sua primeira versão.
Adrião Neto é um movimentador cultural sem paralelo. Os seus projetos literários têm por objetivo a divulgação de nossas letras e fazer a integração cultural do Brasil, bem como oferecer à posteridade e aos pesquisadores do novo milênio, um acervo bibliográfico de escritores da atualidade. Para tal concretização, está sendo elaborado, até outubro/99, o “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos/99” e a “Coletânea - Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso/99”, que serão incluídos numa ‘home page’ num ‘site’ especial da ‘internet’, podendo ser acessado de qualquer parte do planeta.
Fica fácil, agora, entender os sintomas do pré-infarto. A gente, que lida com Literatura e mora aqui, no extremo sul, tendo por chão os barrancos do rio Ijuí; por divisa, as águas do rio Uruguai; e, por vizinho, a República Argentina, mal desconfia da pujança literária de lá, do quase outro extremo deste imenso país. Num mundo de tão rasteiro materialismo, torna-se difícil imaginar a existência de personalidades ainda idealistas, como Adrião Neto. Onde mais encontrar alguém que busque afanosamente a divulgação de nossas letras e a integração cultural do Brasil?
Parece que os extremos começaram a se encontrar e a integração cultural do Brasil está ensaiando seu primeiros passos.



________________________
Escritor gaúcho. Autor de A Bofetada
(1978 – 1ª edição)
E-mail: n.hoffmann@via-rs.net
Comentários

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui