Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->ESCRITORES PIAUIENSES HOJE -- 14/11/2003 - 00:45 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESCRITORES PIAUIENSES HOJE

Osvaldo Monteiro (*)

Na esteira do bom exemplo patrocinado pelos veteranos do Clip (Circulo Literário Piauiense) - Hardi Filho, mais que poeta, um sábio; Chico Miguel, poeta com extraordinária produção ensaística e Herculano Moraes, poeta também, articulista com destaque no agito cultural do Estado com criação de várias academias de letras. Que me perdoem os não citados neste exíguo espaço, creditem-me a duas circunstàncias: a memória vagabunda do cronista e o convívio mais constante com os acima citados.
Retornemos ao fio da meada. Na esteira desse bom exemplo, incluindo os não citados, com certeza não daria uma mancheia (no sentido da quantidade), pois a messe é grande, surgem como brotos dessa seara, "jovens escritores, outros nem tanto" - diria Chico Miguel, que começam a aprontar no cenário das letras piauienses. Nestes tempos difíceis, com precisão de toda a monta, da seca no Nordeste amenizada por um ano eleitoral à corrupção e falsidade até nos remédios, saques e invasões de substància, vem-nos esta boa nova. Bons e talentosos poetas e escritores se propondo a dar continuidade àquela plêiade incentivadora que graças continua produtiva e fecunda.
Todos vivos, vivíssimos, amém. A UBE/PI tem sido a referência dessa oficina literária, todos ou quase todos são suas crias. Magalhães da Costa, este mais criador que cria; Rubervam Du Nascimento, Carvalho Neto, Bezerra, Cid Teixeira de Abreu, Elmar Carvalho, Jamerson Lemos, José Geraldo Marques, Roberto Carvalho, Adrião Neto, Wilson Carvalho Gonçalves e José Ribamar Garcia, este degredado pelo destino, mas que não perde as suas raízes telúricas, e outros não citados, já disse, a memória é vagabunda e me faz corar de vergonha. Escrevo absolutamente de improviso, é crónica para o jornal, há pressa e mantenho o compromisso. Prometo ser breve, faço destaque a dois nomes: Roberto Carvalho com livro quentinho, saído da impressora. Chega-me às mãos com dedicatória fraternal, é a Crónica da Vida Moderna. Só as presenças de Chico Miguel na apresentação e Rubervam na orelha do livro, embelezam-no, batizam-no e recomendam a obra. É o seu Hihil Obstat. Na maior parte são Cronicas que tive o prazer de degustá-las no nosso jornal O Dia. Outras Cronicas elaborou-as em Brasília. Roberto Carvalho é visceralmente ligado no protesto às injustiças sociais. É cria da UBE/PI, onde em dois pleitos ocupou a secretaria com proficiência. Homem honestíssimo, sensível às maracutais, é escritor engajado. Corajoso e contundente quando precisa ser. Roberto Carvalho "bate com força nos falsos valores, defensor ferrenho das injustiças sociais". No boxe, diríamos que é um pegador, tem poder de "punch". Cria personagem com nomes pitorescos e "piripic, pac!" baixa o cacete no corrupto.
Vejamos agora o trabalho de formiguinha de Adrião Neto. É um poeta e escritor frenético. Tem entusiasmo e insight para elaborar algo diferente. Numa excursão de jovens estudantes a Luiz Correia, o poeta Adrião Neto, no meio daquela algazarra, visitando monumentos com a explanação e didatismo da mestra Adalgisa Vieira, elaborou toda a história de sua terra, em quadrinhos!. Sua produção é significativa pois vive e respira literatura.
Coletàneas de poemas e contos havia no Piauí. Adrião percebera a lacuna e criou "Cronicas de Sempre" - 55 autores passados e presentes! Um sucesso editorial, como tudo que ele publica por estas bandas.
Sem similar no Brasil, Adrião Neto foi fundo nas pesquisas e editou o "Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos". E haja fólego! Sai o didático "Literatura Piauiense para Estudantes", obra adotada e recomendada por escolas, cursinhos e até universidades. Na sua multifacetária produção, é reconhecido e convidado a proferir conferências em diversos conclaves literários dentro e fora do Estado. Destaque e brilhantismo para a sua atuação como conferencista convidado ao "XII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária", realizado pela faculdade de Direito de Campina Grande, na Paraíba. Destaque também para o seu giro cultural na Europa, divulgando ali a nossa cultura.
Incansável e merecedor de todos os méritos esse tal de Adrião Neto.

Osvaldo Monteiro - Cronista, membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Autor de vários livros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui