Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Deitado eternamente em berço esplêndido -- 03/12/2003 - 16:40 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nós brasileiros temos uma péssima mania de sempre reclamarmos com nós mesmos ou com o governo, nunca estamos satisfeitos com nada e estamos sempre encontrando os culpados por alguma má situação.
Bom, por um lado isso é bom porque a insatisfação gera a necessidade de mudança e renovação além de uma cobrança positiva sobre as instituições, isso seria perfeito se de fato surtisse os efeitos desejados mas falta ao nosso povo uma maior unidade e vontade de abraçar com maior vigor causas que nos dizem respeito.
Essa mania de culpar o governo por todas as mazelas e defeitos encontrados em nossa sociedade é muito nociva, o governo tem sim uma parcela de culpa mas ela não é total, nós também temos o nosso quinhão, além de direitos temos também os nossos deveres.
Recentemente a imprensa divulgou a iniciativa de senhores aposentados que cansados de verem a situação calamitosa de uma estátua no Rio de Janeiro e de uma praça em São Paulo resolveram arregaçar as mangas e mudaram essa situação.
No Rio de Janeiro o aposentado Francisco Miranda havia observado que turistas japoneses fotografavam a estátua de Mahtma Gandi com os narizes tapados graças ao mau cheiro de urina que pairava no ar ao redor e resolveu adotar a estátua e limpá-la, segundo ele isso melhoraria a imagem de nosso país aos olhos dos turistas.
Como prêmio o aposentado recebeu uma bandeira da índia oferecida por esse país como presente por sua dedicação à causa e a estátua.
O senhor de São Paulo ganhou um lugar para apreciar a velhice e ver seus netos crescendo e brincando em um lugar limpo e arborizado.
Esses exemplos demonstram bem como o cidadão pode e deve colaborar para uma melhoria da sociedade e não ficar só reclamando e esperando que o governo de fato vá solucionar todos os problemas existentes, o fato de se pagar impostos não nos excluem da responsabilidade e do dever de cuidar das coisas publicas.
O Brasil não vai pra frente por sua própria culpa e sua cultura do individualismo, num país onde só quem fica rico é político corrupto, jogador de futebol e prostituta de luxo os valores estão invertidos, a mídia é péssima e contribui para a perpetuação de valores erróneos e nocivos, é idiotizante, infelizmente a nossa cultura é nivelada por baixo tem a mania de achar que o povo gosta de lixo.
O entretenimento é essencial, mas deveria de alguma forma também contribuir para uma melhora das pessoas que desfrutam dele, o que vemos divulgado pela televisão( mídia de maior visibilidade no Brasil, quase a totalidade das casas desse país possuem uma televisão) nos divertem e nos entretém, mas como de fato contribuem para a melhora de nós mesmos e de nossa sociedade, o que essas novelas há décadas no ar trouxeram de ganho real ao nosso país?
O Brasil é um país de uma riqueza cultural invejável por muitas outras nações e, no entanto conhecemos tão pouco a respeito dela porque a cultura norte-americana muitas vezes toma o seu lugar, basta olhar os nossos jovens dominados por ela.
O meu discurso pode até parecer retrógrado, mas se ser retrógrado é sonhar com um país melhor que assim o seja, às vezes me dá desespero ver que o Brasil como uma nação tão injusta e tão mal organizada, em saber que se a gente conseguisse concertar esse país e acabar com essa cultura idiota de querer levar vantagem em tudo e de quem é vivo é que burla a lei suplantaríamos e muito os americanos e logo seriamos a maior nação do mundo, o Brasil deitado eternamente em berço esplêndido está ficando de pé, o gigante adormecido está acordando.
Não será um presidente ou um político qualquer que vai mudar esse país, eles podem apenas ajudar ou atrapalhar, seremos nós brasileiros com uma nova consciência coletiva e não com o individualismo.
O Brasil é feito de milhões de pedacinhos de cada um dos que vivem aqui e que juntos formam esse país, se alguma coisa sai errado a culpa é de todo mundo e se dá algo certo o mérito é de todos também,o Brasil renasce a cada manhã na esperança de uma vida melhor e no afeto que se encerra no peito de cada brasileiro.

Fale com o autor:

MEUCAMINHAR@YAHOO.COM.BR


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui