Usina de Letras
Usina de Letras
202 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O QUE AS ÚLTIMAS PESQUISAS DE INTEÇÃO DE VOTO REVELAM -- 09/09/2002 - 21:38 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE AS ÚLTIMAS PESQUISAS DE INTEÇÃO DE VOTO ESTÃO REVELANDO



As novas pesquisas de intenção de voto para presidente divulgadas nesta segunda-feira (09/09) nos permite chegar a algumas conclusões:



· O Horário eleitoral gratuito esta aumentando ainda mais o abismo entre Lula e os demais candidatos. Com 40% (Datafolha) e 39% (Ibope), Lula está se aproximando de uma vitória ainda no primeiro turno. Ainda é um pouco cedo para afirmar isso, mas, no momento essa parece ser a tendência. Se subir mais 5 ou 6 pontos, ele vai vencer ainda no primeiro turno.

· Ciro Gomes já está fora da disputa. Depois de perder mais de 10 pontos, dificilmente conseguirá se recuperar. O cenário atual está mais para um 4º lugar do que para 2º. A tendência agora deve ser uma debandada de candidatos da coligação para Serra ou até mesmo Lula.

· Garotinho ainda sobrevive. Por força do eleitorado evangélico e pelos resultados das novas pesquisas, Garotinho ganhou novo ânimo. Estava quase morto, mas, se até o final de semana ultrapassar Ciro, pode vir a surpreender. Mas talvez sua reação tenha chegado tarde demais. Há também estragos irreparáveis em sua campanha, como o abandono de candidatos importantes em vários estados. Mesmo assim, é preciso aguardar mais uma semana.

· Serra está com um pé no segundo turno. Dificilmente Serra será ultrapassado por Ciro ou Garotinho. A subida de 2 pontos no Datafolha e Ibope da última pesquisa para cá, mostra que sua subida é constante. Contudo, dois pontos é muito pouco. Isso pode mostrar que Serra pode vir a subir no máximo mais 5 pontos. O que mais pode atrapalhar a ida de Serra para o segundo turno é a vitória de Lula no primeiro. No momento, essa possibilidade é mais provável do que ser ultrapassado por outro candidato.



Se não houver um fato de grande impacto, a vitória de Lula nessas eleições será quase certa. Nenhum dos demais candidatos parece ter cacife suficiente para derrotar Lula. Só uma união entre eles é que poderia dar alguma chance a um deles, contudo isso é o mais improvável de toda essa eleição. Principalmente entre Serra e Ciro. A tendência é que, se houver um segundo turno, um deles apóie Lula, mesmo que informalmente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui