Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->PRODUTOS TRANSGÊNICOS HOJE -- 26/09/2000 - 14:07 (Paccelli José Maracci Zahler) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PRODUTOS TRANSGÊNICOS HOJE

Paccelli M. Zahler


Acompanhando as notícias de jornais e revistas, deixei de acreditar no uso dos alimentos transgênicos para o bem da humanidade, para matar a fome da população.Em um futuro longínquo, talvez.
Pelo visto, o que interessa no momento é ganhar o máximo de dinheiro possível. Não que isso seja proibido, mas é preciso um pouco de ética.
Empresas desejam inundar o mercado com plantas resistentes a herbicidas (o valor nutricional não está na pauta das pesquisas), um Estado deseja vender o herbicida para todo o país (o meio ambiente que se vire), instituições de pesquisa desejam produzir iogurtes, frutas e refrigerantes com vacinas (não interessa se estes produtos terão um prazo de validade curto ou se o organismo que o está assimilando irá adquirir resistência pois o mais importante é lançar no mercado novos produtos oriundos da alta tecnologia e mostrar ao mundo que estamos acompanhando a tecnologia de ponta), e a população que seria a grande beneficiada, fica a ver navios, sem saber o que está acontecendo, tal a velocidade dos fatos.
Fico imaginando, em um futuro próximo, como será a propaganda dos alimentos geneticamente modificados: " compre iogurte da marca X, adquira resistência ao vírus Y e, inteiramente grátis, o antídoto para o resíduo do pesticida Z".
Para onde vamos? É isso mesmo que queremos ou querem isso para nós? Precisamos seguir esse caminho?
Temos tantos problemas de saneamento básico, desemprego, fome,... Se podemos resolver o problema da diarréia com soro caseiro, há necessidade de investir milhões de dólares no desenvolvimento de uma banana transgênica com as mesmas propriedades? Tais recursos não seriam mais úteis na construção de hospitais, na qualificação de médicos e enfermeiros, na reestruturação da fiscalização das áreas de saúde, meio ambiente e agrícola?
Sempre tive por princípio que se deve trabalhar com os pés no chão, fazer as coisas passo a passo e com o máximo de segurança e cuidado.
Acredito que não adianta construirmos castelos de areia porque um dia a onda do mar vem e leva tudo.
O que estamos construindo agora? Nosso futuro? Nosso fim? Conhecemos bem o caminho que estamos trilhando?
Por minha forma de ser e pensar já fui classificado de reacionário, ortodoxo e contrário aos avanços da biotecnologia. Disseram-me que era necessário ser ousado, não medir meios para atingir os fins.
Minha formação moral, religiosa, científica e humanística não permite que eu seja assim. Pode ser um defeito, já que sou, praticamente, um cidadão de meados do século XX, bastante antiquado para os padrões (virtuais) de hoje.

O tempo dirá se estou certo ou errado, mesmo que eu não esteja aqui para saber o resultado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui