Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Sobre a busca do prazer -- 01/07/2003 - 18:47 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na procura doentia de qualquer prazer à humanidade se desfaz e se corrompe, alimenta a violência e sacia as necessidades que não são básicas e sim impostas, aos olhos do mercado somos todos consumidores em potencial das grandes, médias e pequenas corporações.Somos números positivos ou negativos, possibilidades de lucro ou prejuízo.
Todo mundo sabe que fumar faz mal, mas mesmo assim fuma, todo mundo sabe que andar depressa demais em automóveis aumenta o risco de morte e a possibilidade de virar mais um número nas estáticas, mas corre mesmo assim, o livre-arbítrio é ambíguo e ambivalente, pode funcionar tanto como benção como maldição.
A sociedade em que vivemos organizou-se de uma tal forma que constantemente nos sentimos perdidos ou com sentimentos de vazio, as necessidades( produtos,bens de consumo, tecnologia e etc e tal) vão sendo criadas e estamos sempre correndo atrás delas, anos atrás ninguém tinha computador em casa, agora é algo obrigatório e com ele vão surgindo uma infinidade de outros produtos igualmente obrigatórios e que mudam sempre devido aos avanços tecnológicos, não tínhamos celular agora todos temos que ter e por ai vai, a vida pode até ter melhorado muito em comparação com o passado, mas a que custo para todos nós?
Critico todas essas coisas mesmo sabendo que não sou um imune, tenho a consciência que também faço parte desse sistema e integro esse processo de busca pelo prazer e fuga da dor.
Os caminhos e rumos que a humanidade está tomando nos faz vislumbrar um futuro não muito diferente daqueles das ficções cientificas, onde o mundo é devastado e os seres humanos entram em extinção, há pouca esperança de um mundo melhor no futuro.
Uma coisa que me fascina e que ao mesmo tempo me sensibiliza é ver os mendigos vagando nas ruas, eles vivem as margens de nossa sociedade, são o que de pior poderia acontecer com alguém( sob o ponto de vista da sociedade), não tem bens, vivem de restos, passam frio e fome, cheiram mal, muitas vezes são solenemente ignorados por todos e pedem esmolas muitas vezes para beberam pinga, mas eles nos remetem a uma reflexão profunda da vida e do mundo em que vivemos.
Eles são homens e mulheres como nós, só que resolveram viver as margens do mundo capitalista e da sociedade de consumo, não existem para as corporações e nem para o governo(não pagam impostos e nem tem emprego) e representam algo simbólico como o fracasso e a degeneração do gênero humano, não conheço todos os mendigos do mundo, mas os poucos que vi e conversei pareciam pensar da mesma forma:
A vida quando acaba, cabe em qualquer lugar.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui