Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62160 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas das Amazonas -- 03/09/2005 - 14:16 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas das Amazonas

Como todos sabem , o rio Amazonas leva este nome por causa de uma lenda : a das Amazonas .
Mas , muita gente desconhece esta própria lenda .
O fato mais curioso aconteceu quando o explorador espanhol , chamado Francisco Orellanas , que descia o rio vindo do Peru , avistou uma tribo de mulheres guerreiras , que tinham apenas um seio cada uma . Como há uma lenda grega sobre uma tribo de guerreiras chamada Amazona com estas mesmas características , o espanhol batizou o rio de Amazonas .
Esta lenda apresenta várias versões , vamos vê – las abaixo :

Lenda Grega :

Segundo a lenda grega , as Amazonas eram guerreiras da Capadócia , na Ásia Menor , que moravam perto do rio Termodonte .
Esta tribo era só composta de mulheres , pois quando elas tinham filhos do sexo masculino , estas guerreiras davam para os pais criarem .
As meninas quando completavam 8 anos , tinham o seio queimado , para melhor manejarem as armas .
Segundo a Mitologia estas guerreiras lutaram com vários deuses .
A palavra Amazonas , na Língua Grega , quer dizer : privadas de seio .

Lenda Indígena

Em uma certa região do Brasil havia duas tribos inimigas . Nestas duas tribos , existiam duas princesas : Tainá e Jurema .
Um certo dia perto de uma cachoeira , estas duas índias se conheceram e se apaixonaram .
Como o lesbianismo era condenado na religião indígena , Tupã castigou estas duas mulheres tirando um seio de cada uma .
Então , as duas foram para uma floresta distante , no norte do Brasil , onde existiam flores gigantes .
Destas flores gigantes , elas notaram que nasciam meninas de um seio só .
Assim , surgiu a tribo das Amazonas .

Amazonas e o El Dourado

Segundo alguns exploradores espanhóis , quando Franciso Orellanas avistou as Amazonas ele também viu o famoso reino de El Dourado , repleto de pirâmides feitas de ouro .
Mas , não conseguiu voltar mais lá , porque as Amazonas , precavidas , souberam camuflar muito bem esta cidade .

Arquétipo da Amazona :

A amazona é o arquétipo da mulher atual , que precisa ser guerreira e para isto precisa negar o seu próprio instinto maternal , mas sem perder a feminilidade .

Lendas do Povo Amazonense

Conversando com pessoas que moraram na Amazônia , pudemos constatar que esta lenda continua viva lá .
Algumas pessoas afirmaram ter visto grupos de amazonas quando passeavam no rio que leva o mesmo nome .
E , você leitor , qual é a sua opinião ?
Luciana do Rocio Mallon .


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui