Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->E por falar em saudade... -- 21/07/2003 - 17:13 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mente quem diz que nunca sentiu saudades.
Somos um povo privilegiado e presenteado por Deus com tal palavra que só existe em nossa língua, os húngaros dizem “hongavy” , os finlandeses “ikävää” , os alemães “Ich bin sehnsüchtig” , a língua inglesa usa “I miss you” e os espanhóis “te hecho de menos” , mas não são a mesma coisa todas falam em sentir falta de um lugar ou de uma pessoa, tem apenas um significado parecido e aproximado com a nossa saudade, não tem o mesmo poder de sintetizar tantos significados em uma só palavra.
Os portugueses devem ter agregado muitos sentidos e sentimentos a ela quando se lançaram em suas navegações pelo mar sem fim e descobriram novas terras distantes, sentiram muitas saudades de casa e da pátria amada, “oh atlântico muito do teu sal, são lágrimas de Portugal”
Quem não sente saudades é menos humano, esqueceu de viver, perdeu um pedaço de si e não quer mais encontrar, saudade faz existir o que já não existe mais, é reencontrar com o passado no presente.
Saudade é a memória de seu coração, é a lembrança da alma, é uma lágrima solta e dolorida ou um sorriso grato, a saudade é contemplativa, é a depuração da sensibilidade e da emoção dos seres humanos, mas não são sua exclusividade, até os animais sentem saudades, está no abanar do rabo de um cão no miado agudo dos gatos e no relinchar de um cavalo quando reencontram seus donos .
Saudade dói e/ou dá prazer, depende do que você tem saudade (e às vezes de quem), poder ser a dor dos que ficaram para trás ou a certeza daqueles que sabem que embora estejam longe e separados um dia voltam e sempre haverá alguém de braços bem abertos para recebê-los.
A saudade extermina o esquecimento, traz de volta emoções perdidas, no verão saudades do inverno, vive no olhar perdido de um pai para os filhos, nas nuvens brancas que formam desenhos no céu ou no vento que parece que te beija e balança seus cabelos.
Podemos sentir saudades de si mesmos, pois a saudade é a voz da vida que não mente jamais e nos conta que um dia éramos pessoas muito diferentes do que somos agora, a saudade não te impede de seguir em frente, mas não te deixa esquecer quem foi pedra e quem foi espinho e quem e o que foi flores e carinho no seu caminhar.
Sentimos saudades de quem já se foi e não vai mais voltar, está no céu, da querida velha infância, do abraço de um irmão, das palavras de um amigo e do olhar de proteção de uma mãe...Chorar de saudades desfaz os nós na garganta, nos reinventa e nos faz fortes frente à dor, chorar de saudade preenche o vazio que a solidão insiste em nos fazer sentir.
Dentro de nós existe a saudade de sentir saudade de um lugar e de uma época, nostalgia, deixou de viver faz tempo quem não tem mais por quem sentir saudades...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui