Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O papel do jovem na sociedade -- 28/03/2004 - 17:24 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O papel do jovem na sociedade

Qual seria o papel do jovem nos dias de hoje dentro de sua sociedade.
Com toda essa criminalidade, todo este genocídio entre os jovens, drogas, fome.
Tudo isso agravado pela desigualdade social que impera no nosso país.
Digamos que o jovem coloca-se como herdeiro dos problemas sociais, mas acredita-se que como agente construtor da sociedade, os jovens podem sim mudar todo este caos que a eles foi apresentado.
Felizmente temos jovens que acreditam neste papel de transformador. A exemplo disto temos o Conselho Municipal da Juventude, um órgão independente que em ação com a Prefeitura de Belo Horizonte tem ajudado a transformar essa juventude tão carente de políticas públicas.
Temos também a exemplo disto o programa jovens multiplicadores, da Secretaria de Saúde da PBH que formam jovens para falar de saúde na sua comunidade. Temos a ONG Amigos da Natureza que discuti o papel do jovem no meio ambiente, temos a UBES e a UNE que desde 1948 tem um papel importante nas transformações sociais marcado pela ditadura, tendo papel mobilizador no "Diretas Já" e no "FORA COLLOR" e chegando ao ano passado com um Ato Político trazendo mais de dez mil estudantes as ruas do centro de Belo Horizonte e em outras capitais brasileiras com o tema: Ocupar as ruas para mudar o Brasil, uma resposta de apoio e cobrança ao novo governo.
Agora se pergunta;
Qual o nosso papel na sociedade?
Construir?
Omitir?
Desestabilizar o sistema imposto?
Acredita-se que seria ter responsabilidade social, sempre lembrando que existem direitos e deveres a um cidadão.
Falemos um pouco agora sobre a nossa constituição. Quantos jovens conhecem seus direitos e deveres colocados nas leis federativas e pela ONU através do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Enfim, quantos jovens sabem votar, cumprindo um papel de qualquer cidadão. Quantos ajudam sua comunidade trazendo cultura e esporte.


A sociedade está entregue ao jovem assim como a maça foi entregue a Adão e Eva no paraíso.
Cabe inocentemente então este jovem optar por ações e mudanças.

Leonardo Koury Martins
Vice Presidente UMES-BH
9679-0237 leokoury@hotmail.com





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui