Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Contribuição da juventude para cultura -- 20/06/2004 - 15:35 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Contribuição da juventude para cultura


Se formos de acordo à história da humanidade veremos que todas as formas de manifestações marcantes do mundo partiram da juventude.
Já dizia um poeta francês do século XVIII que se a juventude calar-se, morreremos todos de frio.
Não somente quando se trata de políticas para sua faixa etária, mas a juventude é presente em vários segmentos, um deles a cultura.
Daí vem à necessidade do jovem discutir cultura, pois sabemos que pode ser maravilhosamente utilizada para ocupar o tempo ocioso da mente do jovem. Tanto aquele privilegiado sócio-financeiramente, pois não está tão longe assim do risco das drogas e da marginalidade e também o jovem que têm poucas oportunidades, daquele morador de vilas e favelas, excluído de políticas públicas.
Mas sabemos que além de ser um refúgio social, a juventude acredita que a cultura é muito maior do que isso, a juventude consegue compreender a importància da cultura para nossa formação como um ser presente em uma sociedade.
A cultura consegue romper das barreiras da hipocrisia e se tornar independente sendo única na forma de agir e compreender o universo a nossa volta, daí coloca-se o termo de sermos cultos, sermos capazes de atingir um nível mental que nos faz ter mais clareza entre fatos e no fim deixa-nos com uma opinião mais crítica e coerente com a realidade das situações a nós impostas sejam elas do dia a dia ou não.
Sabemos que os grandes mestres da cultura foram jovens e começaram em sua mocidade independente da sua manifestação cultural, a juventude demonstrou coragem na ditadura e combatia o erro da censura com músicas e outras formas de arte que marcaram nossa vida.
E justamente por esse encaixe perfeito entre juventude e cultura, pelo jovem da periferia se identificar com o Hip-Hop, a jovem mulher enamorada gostar de ler um poema romàntico e entre outros sabemos o quanto é importante à juventude estar unida acreditando que exista sim um novo caminho ao discutir, propor e fazer políticas públicas através da cultura e a importància disto para a formação intelectual do jovem.


Leonardo Koury Martins
Vice Presidente da UMES-BH
Membro da UNIAC
PT-MG
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui