Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Tese sobre a relação filosófica do homem com a verdade -- 03/05/2003 - 22:48 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tese sobre a relação filosófica do homem com a verdade

Como nós todos sabemos, a relação do homem com a verdade sempre foi uma relação complicadíssima de se entender ou de se explicar pelo motivo da verdade ter mais de um sentido ou mais de uma versão.
A verdade é como os filmes que dependem dos pontos de vista, ou como os livros didáticos de historia que dependem daqueles que os escrevem.
Por exemplo, nos meus tempos de estudo sobre o descobrimento do Brasil, os livros Ibéricos, contam que Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal para descobrir um novo caminho para chegar as índias e acabou chegando aqui nó Brasil. Mas hoje, mesmo que há somente 15 anos temos uma versão mais real de que o Brasil já tinha sido visitado antes, a mais ou menos 2 anos antes de Cabral, e para dar um sentido mais aventureiro Pedro Álvares Cabral foi ao Brasil a mandado do rei para averiguar essas novas terras, e não foi descobri-las como lemos a vida toda nos livros de história.
Enfim, todos nós temos consciência que não só neste caso, mas a verdade tem lados que se divergem de acordo com o interesse de cada um. A verdade é mudada a cada dito e cada tempo de acontecido.
Todos nós temos que entender que a verdade é composta de fatos, e não de palavras pois se queremos saber da verdade temos que estar no local do acontecido para que nossa averiguação seja a melhor possível, pelo menos a mais verdadeira diante da situação.
Um outro exemplo muito mais interessante é o da guerra do Paraguai, onde envolveu os paises platinos, e o Brasil. A guerra não durou tanto e nem foi muito sangrenta porque os paraguaios resistiram, mas as noticias que chegavam ao Brasil por exemplo era que as tropas de um dos lados mataram mil soldados opositores, e que existiam milhares de feridos, não havia comunicação suficiente para trazer aqueles que estavam longe uma notícia verdadeira, nesse caso a verdade não chegou como heroísmo igual o caso de Portugal e sua descoberta, mas sim chegou um tanto quanto exageradamente para com a situação.
Lembra-se que a verdade tem mais de um lado, o seu que lê e depois vai comentar, eu que antes de escrever esta tese filosófica tive que recolher dados para que virassem argumentos plausíveis e o lado de quem me forneceu estes dados, as vezes eu estou colocando a verdade do meu ponto de vista, claro, não existiria um modo justo de contar a verdade

Leonardo Koury Martins
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui