Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lula lá e o povo lá -- 29/10/2002 - 21:35 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao Presidente Lula, que realizando o seu sonho traz de volta a esperança do povo simples desta nossa pátria amada, com as sinceras homenangens do autor.



José Ronald Cavalcante Soares.



Eu havia completado quatorze anos quando fui obrigado a fazer o meu primeiro discurso. Foi em inglês e sobre o presidente Lincoln, tão admirado pelos americanos. Eu era muito tímido e tive que pesquisar a biografia do grande estadista americano. Fiquei entusiasmado com a ascensão do jovem nascido numa cabana rústica, lenhador, fazia composições com um pedaço de carvão na superfície de uma pá, andava quilômetros para freqüentar a escola.

Li atentamente passagens da rica biografia do Presidente tragicamente assassinado e fiquei sendo seu admirador.

Os Estados Unidos aproveitam a biografia de Lincoln para mostrar como a sociedade americana abre oportunidade para aqueles que vêm debaixo, mas têm a garra para lutar e vencer.

Agora, na maturidade dos meus dias, vejo com orgulho verde amarelo a ascensão de uma pessoa do povo ao mais alto posto da nossa república.

E que ascensão! Mais de cinqüenta milhões de votos!

O sonho do menino paupérrimo, filho de uma das regiões mais pobres da nossa pátria, transforma-se em realidade.

De Caetés, no agreste pernambucano, num pau de arara, na estrada poeirenta e difícil, seguindo a trilha do imigrante nordestino, a criança predestinada vai no rumo das terras paulistas, onde a riqueza do país absorve um enorme contingente de mão de obra da pátria inteira.

O menino, na terra gigante, na locomotiva da nação, inicia um processo irreversível para forjar, no aço e nas multidões, a têmpera rija que irá servir de pano de fundo para o seu sucesso.

Atividades duras, árduas, suadas. Militância sindical, a voz rouca, a barba, a estrela do PT.

Começa a surgir o fenômeno Lula. A prisão. A disputa pela Presidência: uma vez, duas vezes, três vezes...Quando muitos desistiriam, Lula, como uma fênix, ressurge com nova fisionomia, a barba grisalha, a mesma voz rouca, uma mensagem de esperança para o povo desesperançado.

Lula lá. Lula cá no coração do povo. O menino de Caetés, alegria insopitável no rosto é a cara do povo brasileiro no poder.

Estou feliz e aqui do meu cantinho rogo a Deus que esta alma pura, este operário Presidente consiga realizar o seu desejo tão nobre e ao mesmo tempo tão simples, colocar alimento na boca do povo.

Feliz Lula! Feliz Brasil! Esperança!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui