Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
101 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 55047 )
Cartas ( 21061)
Contos (12128)
Cordel (9564)
Crônicas (21222)
Discursos (3108)
Ensaios - (9913)
Erótico (13135)
Frases (39978)
Humor (17551)
Infantil (3562)
Infanto Juvenil (2309)
Letras de Música (5414)
Peça de Teatro (1311)
Poesias (135724)
Redação (2875)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2374)
Textos Jurídicos (1913)
Textos Religiosos/Sermões (4204)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Ensaios-->A Oficina Literária -- 09/03/2017 - 21:12 (Marcelo de Oliveira Souza,IWA (marceloosouzasom@hotmail.com) zap 71-992510196) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
A Oficina Literária



Há muito tempo tinha o desejo de organizar uma oficina literária com os meus alunos, como sou escritor e professor, procurei unir o útil ao agradável.
O meu projeto consiste em preparar o alunado para que eles estejam aptos a participar de concursos literários, assim poderiam valorizar as nuances da Língua Portuguesa, aprendendo coerência, coesão, construção de textos e outras tantas perspectivas que uma oficina desse tipo proporciona.
Escolhi diversas salas do oitavo e nono ano, muitos não tinham a maior concentração, tampouco interesse em poder sentar e imaginar uma poesia; descrever um conto; discorrer sobre uma crônica sobre o lugar de onde mora.
A primeira poesia foi muito complicado para eles criarem, totalmente perdidos, procurei mostrar os diversos tipos de rimas; como são trabalhadas as figuras de linguagem; pedi que colocassem palavras que lembrem a mulher – o tema foi esse – onde eles prontamente disseram para eu colocar as palavras no quadro.
Eles levaram a atividade para casa e na outra semana verifiquei o trabalho dele, onde leram seus poemas e aos poucos fui lendo junto com a turma comentando sobre cada trabalho, no que poderia ser melhorado, onde a figura de linguagem foi bem colocada, aos poucos foram surgindo muitos textos interessantes, aos quais planejamos um site e fomos colocando o material deles, para que outras pessoas possam vislumbrar.
Os textos foram surgindo, na criação de contos sobre a violência os depoimentos foram bastante enriquecedores, pois é o cotidiano deles, que vivem em meio a traficantes - a nossa unidade escolar mesmo, fica entre duas facções - onde infelizmente transpassa os muros do colégio a realidade violenta.
Contudo a partir dessa oficina, estamos conseguindo fazer com que os adolescentes enxerguem um pouco mais além que essa triste realidade, porque a partir dos textos já temos um site funcionando, blog e até estamos planejando lançar um livro no final do ano, mas até lá muitos alunos já ganharam prêmios do projeto literário do governo e outras tantas premiações em concurso literário como este que estou participando junto com eles.


Marcelo de Oliveira Souza,iwa



Comentários

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui