Usina de Letras
Usina de Letras
206 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->"Zé Câmara de Ar". -- 19/11/2007 - 10:51 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“Zé Câmera de Ar” faz parte da "Galeria dos exóticos de Picos e região", personagens que conhecemos nas décadas de sessenta e setenta.
Zé Câmera era uma das figuras populares, cujo nome de registro o povo não conhecia. Talvez José com algum Silva, Pereira ou Santos no sobrenome, senão Nascimento ou simplesmente “Zé Câmara de Ar”. Cheio de artimanhas, descobriu uns patos no quintal de Dr. José Gregório, botou milho de molho e em plena luz do dia, lançava um anzol com isca de milho por cima do muro e pescava os patos do doutor. Por acaso, Zé Gregório indo ao quintal, viu um pato sendo içado muro à cima. Saiu de mansinho, sem fazer nenhum alarde, apanhou um revólver e rodeou o muro.
- Sim Senhor! Senhor “José Câmera de Ar”. É você que já pescou quase todos meus gansos, né? Disse isso apontando um trinta e oito, cheio até a tampa.
Sem nenhuma reação, José Câmara devolveu por cima do muro o pato engastado com um anzol.
- Doutor, eu só tava testando a isca, mas pega mesmo! E ficou por isso.
Bem perto de sua borracharia tinha um boteco onde o Zé tomava pinga, principalmente, à tardinha para “fechar” o corpo e voltar pra casa. O tira-gosto ele trazia de casa. Não posso afirmar se da casa dele ou não. Logo de manhã cedo, deixava sua comida no boteco para quando fosse tomar uma... Normalmente trazia pato, miúdos de frango, moela, fígado ou algum pedaço pequeno, mas quando ia tomar sua pinga, os pinguços das imediações já haviam comido o tira-gosto todo. Um dia, caçando numa lapa nas bandas do “Cristovim”, deparou-se com um ninho de urubu com dois filhotes. Os bichinhos eram brancos quem nem galinha de granja e quase morreram de vomitar quando viram o Zé. Querendo vingar-se dos “amigos” que comiam seu tira-gosto, levou os frangotes de urubu pra casa, preparou-os com bom tempero e na segunda-feira entregou no boteco com a recomendação de não deixar ninguém comer. A galera tava de olho. À tardinha, quando chegou ao barzinho, não tinha mais quase nada, um ou outro pedaço muito pequeno ficara pra o dono.
- Cadê meu tira-gosto?
- Escondi, mas esse magote de cachaceiro entra e pega. Só sobrou isso! – Mostrou um pescoço de ave. Zé Câmera fez a maior encenação:
- Eu mato, eu esfolo o “fila” da puta que comeu meus “urubu!”
A autodenúncia foi evidente, até o dono do boteco correu pra rua em ânsia de vômito.
“Zé Câmera de Ar” era um grandalhão que arrastava mais de 120 quilos de medo em sua massa muscular. Certo dia, manobrando o carro de um freguês, chocou-se com um veículo de seu “Paizim” e desceu gritando: “Seu Paizim, comigo é na paz e no amor, mas se precisar matar eu mato”
Que nada! Nunca matou ninguém, embora seu porte avantajado assustasse muito, só brigava de bate boca, fazendo zoada feito besouro mangangá. A cachaçada o levou a fechar sua borracharia em Picos e abrir outra para “fazer força” nos pneus das carruagens do céu.
Publicado para leitura digital em 08/11/07 na Usina de Letras com o título “Galeria dos exóticos de Picos e região”.
Adalberto Antônio de Lima
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui