Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->31. PRISIONEIROS — LÚCIO E PARCEIROS -- 20/11/2002 - 06:29 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Ainda agora tivemos notícia de amotinamento em cadeia, o qual foi abafado pela polícia.



O homem encarcera o próprio homem, mas o que não sabe é que todos estão encarcerados. O ato de tentar fugir é sagrado para quem se rebela, mas é infantil e inútil para quem tem consciência de seus deveres e obrigações. Assim, o homem enjaulado que se julga condenado injustamente deve encontrar recursos legais para livrar-se das correntes. Do mesmo modo, devem pensar quantos se vejam na condição de estar, através de injustiça, internados neste mundo da carne.



Mas ocorre diferença fundamental: enquanto o homem sabe por que foi encerrado na prisão, uma vez que praticou o ato que feriu princípios da sociedade humana, de outro modo o encarnado deve analisar a sua condição existencial, pois não sabe que crimes cometeu ou que atributos está necessitado de adquirir. Desconhecendo o julgamento de sua personalidade e de seus procedimentos anteriores, não está apto a julgar do nível de justiça em que seu encarne se deu. Por isso, as situações são diferentes, díspares. Enquanto um tem na consciência a razão de seu aprisionamento, o outro deve confiar, através de inevitável desenvolvimento da capacidade de entendimento, em que deve estar sendo levado a sanar faltas apuradas em processo que não presenciou mas que, iniludivelmente, tem de admitir.



Não estamos querendo dizer que devem os homens rebelar-se. Em nenhuma situação prescrevemos tal atitude. Mas deve consultar o coração, meditando profundamente sobre as virtudes que ofendeu, os direitos que postergou. No mais, têm só e só o direito de orar comovida prece, para que suas decisões sejam acertadas, segundo os códigos humanos e divinos de conduta material e espiritual, para poderem adquirir segurança em seu descortino intelectual e firmeza e estabilidade emocionais, a fim de que sua deliberação venha a ser consentânea com os princípios que se encontram integrados em sua personalidade e insertos em sua consciência. Mais tarde, poderemos todos julgar da justiça de nossos cometimentos e de nossos julgamentos. Agora, temos é de trabalhar com denodo e desassombradamente no enfrentamento dos percalços naturais, morais ou sociais que estão aguardando por nós, em nossa jornada rumo ao Pai.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui