Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Loira do Caixão Cor-de-Rosa -- 24/05/2008 - 14:06 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Loira do Caixão Cor – de – Rosa

Há muitos anos atrás existia uma jovem rica e loira chamada Camila , que tinha uma família muito rígida . Esta moça se apaixonou por José , um dos empregados da fazenda do seu pai .
Um certo dia , ela ficou grávida e seus pais a despacharam para a casa da sua tia Francis que morava em Paris . Na França , a moça teve um bebê chamado Filipe . Porém , ela deixou esta criança para ser cuidada pela sua tia e retornou ao Brasil .
De volta para a sua residência de origem , Camila voltou a ter um caso amoroso com o mesmo funcionário da fazenda . Uma certa vez , este casal discutiu e a moça acusou o seu amado de estar interessado somente em seu dinheiro . José furioso deu uma pancada na cabeça da namorada , que faleceu , depois partiu seu corpo ao meio e encheu de moedas de ouro que ganhou da própria Camila .
O corpo da jovem foi achado no meio da floresta e seu assassinato comoveu toda a cidade . Mas algo assustava a cabeça de sua mãe , dona Genoveva : a cor do caixão da sua filha . Esta senhora pensava assim :
- Minha filha era solteira ...
- Porém , não posso enterra – la num caixão branco , pois seria pecado . Afinal , caixão branco só serve para virgens .
- Porém , não posso enterra – la num caixão comum porque a cidade inteira desconfiará que Camila não morreu donzela .
Depois desta reflexão ela teve uma idéia : enterrar sua filha num caixão cor – de – rosa . Pois , caso alguém perguntasse sobre esta cor diferente , Genoveva diria que a última moda na Europa era enterrar donzelas em caixões rosados .
O enterro de Camila foi repleto de pompas e discursos .
No dia seguinte , a mãe desta moça foi rezar em seu mausoléu , quando viu o túmulo arrombado e sem o caixão cor – de – rosa . Esta senhora achou o seguinte bilhete :
“ - Joguei o caixão de Camila no rio da cidade . “
Então várias buscas foram feitas para achar o corpo da falecida naquele rio , mas ninguém achou nada .
Uma semana depois um grupo de pescadores foi até este local . Quando , no meio da pescaria , estes homens viram um caixão rosado flutuando nas águas e de dentro dele saiu uma mulher exclamando :
- Eu sou Camila , com o corpo cheio de ouro e aguardo a visita do meu filho !
Estes pescadores saíram correndo e por causa disto surgiu na cidade : a lenda da loira do caixão cor – de – rosa , que saia de um caixão rosado , que flutuava naquelas águas , todas as noites de Lua cheia .
Dezoito anos se passaram , a família de Camila foi à falência e ficou pobre . Filipe , já adolescente , por causa da morte da sua tia Francis voltou para esta fazenda no Brasil . No primeiro dia ele conheceu os seus avós , que nada falaram sobre a lenda do fantasma da sua mãe . O problema é que o moço nunca tinha visto um foto sequer de Camila .
Naquela mesma noite , este rapaz resolveu pescar no rio . Assim , jogou a rede e armou o anzol .
De repente , apareceu uma loira nadando nas águas que disse a ele :
- Boa – noite , Filipe !
O jovem , assustado , exclamou :
- Como sabe o meu nome ?!
Assim a mulher explicou :
- Eu sou sua mãe e hoje você terá uma surpresa que tirará a sua família da miséria .
Desta maneira o rapaz gritou :
- Quem é você ?!
- Que brincadeira é esta ?!
- Minha mãe está morta !
Como um raio , a loira desapareceu .
Filipe tentou tirar a rede do rio , mas viu que ela estava muito pesada . Então usou toda a sua força e notou que a rede pescou um caixão cor – de – rosa . Espantado , o rapaz foi para a terra , abriu o caixão e teve a impressão de ver a mesma mulher que conversou com ele há alguns minutos atrás . Filipe fechou os olhos , abriu novamente e viu um esqueleto cheio de moedas de ouro por dentro .
O moço levou as moedas até seus avós e contou toda a história . Com tudo esclarecido , a família fez um outro enterro para os ossos de Camila . Assim , a prosperidade voltou através da ajuda daquelas moedas de ouro .
Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui