Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RESPOSTA AO TEXTO: POR QUE OS PETISTAS SÃO ANTI-EUA? -- 26/11/2002 - 19:42 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Certo dia recebi um e-mail contendo uma lista de afirmações intitulada “Por que os petistas são anti-americanos?” e ao lê-la fiquei estarrecido com as afirmações sem argumentos (Inclusive esse e-mail foi reproduzido aqui na Usina pelo colega antipetista Félix Mayer), contudo não dispunha de tempo para responde-lo. Só agora me foi possível perder uma horinha com esse intento.

O referido texto foi publicado no fórum do jornal “O Expressionista” (www.oexpressionista.com.br) por Eduardo Paiva.





1- Os EUA ajudam o Brasil sempre que acontece alguma crise internacional..... Todos sabemos que o PT é o partido do quanto pior melhor.



A frase acima pode ser dividida em duas partes, uma vez que há duas afirmações. A primeira diz respeito aos EUA ajudarem o Brasil sempre que acontece alguma crise internacional.

Ora, vejamos! Por quê os EUA ajudam o Brasil ou outros países? Seria por bondade? Por amizade? Ou porque são muito bonzinhos? Não é preciso muita inteligência para saber que ninguém ajuda outro sem motivo aparente. Às vezes, isso acontece entre pessoas; não entre nações.

Quando os EUA se propõem a ajudar outros países em crise, estão de olho no mercado consumidor desses países, fazem isso para proteger as empresas americanas instaladas nesses países, fazem isso para evitar uma crise global que fatalmente afetariam os americanos e finalmente fazem isso para expandir sua influência nesses países. Por isso, os EUA não estão nos fazendo um favor, pelo contrário, vai interferir na nossa economia, reduzindo nossa autonomia, através de uma série de imposições que devem ser seguidas para que possamos obter esses empréstimos. Imposições essas como abertura para produtos americanos, arrocho fiscal, controle inflacionário e cambial para evitar que as multinacionais percam dinheiro. Ou será que isso ainda é pouco? Você tomaria dinheiro emprestado com tantas exigências?

Na segunda afirmação o autor disse que o PT é o partido do contra. Não é questão de o PT ser o partido do contra. O que acontece é que o PT sempre foi um partido de oposição, e a oposição sempre vai se opor ao governo. Se o PT chegar ao governo, vai deixar de ser oposição e a oposição que era governo vai fazer o mesmo jogo que o PT fez nos seus vinte anos de história. Esperem para ver. Muitas vezes o PT, talvez por radicalismo, cometeu erros e torceu contra planos econômicos. Agora, é importante notar que se o PT errou por se opor, o governo também cometeu erros por usar os mesmos planos com objetivos eleitoreiros. Alguém tem dúvida que se FHC tivesse desvalorizado o Real antes das eleições de 98, ao invés de 99, a crise cambial da época e suas conseqüências futuras não teriam sido bem menores? Não o fez porque queria e usou o Real com objetivos eleitoreiros.





2- Os petistas não conseguem entender como um país que cada vez tem menos leis trabalhistas consegue ter desemprego baixo, além de ter o povo com padrão de vida tão alto....



Eu não sei se os petistas conseguem ou não entender o porque dos EUA terem um desemprego tão baixo uma vez que o autor fez a afirmação, mas não apresentou nenhuma prova disso. Deixando as suposições de lado, faltou também o próprio esclarecer os motivos do baixo desemprego nos EUA e um maior desemprego no Brasil.

Mas é importante notar que a questão do desemprego é um problema mundial. Afeta mais uns países do que outros. Agora a taxa de desemprego no Brasil não é tão alarmante assim como o autor faz pensar. É maior do que dos EUA, mas em compensação é muito menor do que em quase todos os países mais desenvolvidos que o Brasil. Na Europa, essa taxa está acima dos 10% em quase todos os países enquanto no Brasil não chega a 8% da população.

Vale lembrar também que a taxa de desemprego nos EUA é menor que no Brasil por vários fatores. Tais como o protecionismo americano que protege as indústrias daquele país, ao fluxo de capital que entra nos EUA através das multinacionais instaladas em outros países, às barreiras imigratórias, entre outros.

Quanto à quantidade de leis trabalhistas a que se refere o autor, existe uma falta de conhecimentos de uma série de fatores, tais como a cultura e a tradição. Para explicar isso melhor teria que detalhar as diferenças na formação histórica do Brasil e dos EUA. Mas vale ressaltar que a quantidade de leis não tem nada a ver com mais ou menos desemprego nesses dois países. Se a situação fosse inversa, a taxa de desemprego seria a mesma tanto aqui como lá, ou até muito pior aqui. Se o que o autor afirmasse fosse verdade, em alguns países da Europa, a taxa de desemprego seria baixíssima. E o que realmente acontece por lá?

Quanto a querer comparar o padrão de vida do brasileiro com o do americano sem explicar as causas de tamanha discrepância é cometer um equivoco enorme. Ou o autor acha que o Brasil é um país do terceiro mundo porque quer? Qualquer pessoa que tem um pouco de estudos sabe que o tipo de colonização dos EUA foi totalmente diferente da colonização Brasileira. Enquanto aqui o português vinha para cá retirar tudo que podia e levar para Portugal, nos EUA o inglês foi para lá fugindo da metrópole sem perspectiva de retorno. Com isso ele foi para lá com a intenção de desenvolver e criar as melhores condições de vida naquele novo mundo. Isso gerou riqueza que foi investida na colônia desde o início, o que não ocorreu aqui, onde a riqueza foi toda investida na metrópole. Além do mais, a proximidade da Europa ajudou aos EUA.

Ainda vale lembrar que citei duas das principais causas, há outras que não serão exemplificadas aqui para não prolongar muito o assunto.





3- Os petistas não conseguem entender como um país que não tem universidades públicas gratuitas consegue reunir a maior comunidade cientifica do mundo e o maior número de patentes registradas...



Quanto a essa terceira afirmação, o autor também se esquece de diferenciar o Brasil dos EUA. Os argumentos para explicar essa diferença são os mesmos usados nas questões acima. Só vale ressaltar que os EUA nós pagamos patente pelos produtos americanos e boa parte desse dinheiro é investida em novas pesquisas e em novos cientistas. Estes geram novos produtos e mais dinheiro com as patentes. Muitos produtos inclusive são obtidos de forma ilegal em nossas florestas e pateteados como se fossem produtos das indústrias estrangeiros.





4- Os petistas não conseguem entender como um país que não tem estatais consegue ser o mais desenvolvido e o mais competitivo do mundo...



A questão das estatais é uma questão controversa, o que não justifica a afirmação equivocada do autor. A existência de estatais não tem nada a ver com ser ou não ser desenvolvido. A questão da competividade está ligada a vários fatores como carga tributária, custo da mão de obra, custo da matéria prima, etc. Há setores em que os EUA são mais competitivos e outros em que são menos. No caso específico do Brasil, a falta de competitividade está relacionada principalmente a grande carga tributária.

O único ponto em que o autor tem razão é na ineficiência de algumas empresas estatais brasileiras. A maioria das estatais é ineficiente mesmo, mas isso não tem nada a ver com o alto desenvolvimento dos EUA.





5 - Em resumo..... os EUA são uma prova viva que TUDO o que o PT prega é uma grande MENTIRA....

No mais, o PT sempre apoiou regimes assassinos como o cubano e o comunista soviético.... E os EUA são mestres em colocar regimes assassinos nos tribunais como fizeram com os nazistas, cm MIlosevic, e com os Talebans...



O autor afirma que TUDO que o PT prega é uma grande mentira. Posso afirmar que o autor está exagerando e talvez esteja até equivocado mais uma vez, mas como não sou militante petista, não conheço a fundos o estatuto do partido e não possuo informações suficientes sobre o que o PT prega, não posso combater com certeza esse tipo de acusação. No entanto, pelas inverdades que o autor afirmou nos tópicos acima, posso concluir que essa é mais uma inverdade.

Se o autor está se referindo ao fato do PT ser anti-EUA é um direito que ele tem. Ainda mais se levarmos em conta que é sabido que os EUA apoiaram golpes militares de direita na América latina. Regimes esses antidemocráticos e que contribuíram para endividamento desses países e conseqüentemente as turbulências atuais. Também é sabido que os EUA sempre acreditaram que eram os donos de toda a América. Ou o autor nunca ouviu falar em Destino Manifesto, Doutrina Monroe e a “diplomacia do Dólar” e a política do Big Stick?

Outra inverdade do autor é quanto ao apoio do PT aos regimes ditatoriais. Apesar da simpatia pelo regime cubano, não creio que o PT apóie tanto assim o regime cubano. Além do mais, talvez o autor nem saiba, mas os EUA também apoiaram e até ajudou a regimes na América Latina. Milhares desapareceram durante as ditaduras militares no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Chile. Ou será que só existem regimes assassinos de esquerda?

Será que existem tantas diferenças assim entre Pinochet e Milosevic? O próprio Teleban chegou a ser financiado com dinheiro dos EUA quando este combatia o governo pró-soviético no Afeganistão.



Conclusão. O autor tem todo o direito de expor suas opiniões sobre o que bem entender. Mesmo que essas opiniões, como ficou demonstrado acima, estejam equivocadas. Tal equívoco pode ter surgido não por má intenção, mas por falta de informação do próprio autor. Por isso quero deixar bem claro que não estou censurando o autor e muito menos tentando desqualifica-lo. Mas as afirmações do autor foram infelizes e destituídas de qualquer fundamento.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui