Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DONA ANTÔNIA, A PROFESSORA -- 19/06/2008 - 17:48 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Nossa família era afiliada ao Partido Social Democrática - PSD, chefiado pelo Cel. Francisco Santos. A União Democrática Nacional (UDN), ainda um partido novo – constituído em abril de 1945 - , fazia oposição ao governo Vargas e tinha como representante na região, o vereador de Picos, senhor Justino Batista, primo legítimo de minha mãe.
Em 1947 a UDN ganhou a eleição no estado do Piauí e Dona Antônio que havia sido contratada pelo partido derrotado, foi demitida. Ela fora a primeira professora oficialmente designada pelo município de Picos para trabalhar em Santo Antônio.
Depois disso, ficamos um ano sem escola e em seguida assumiu Raimundo Silva.
Não conheço a existência de registro oficial desses fatos, mas me lembro de ouvi-la dizer:
- Tiraram meu emprego para dar a Raimundo Silva.
Não se queixava por causa do substituto, mas porque a família estava comercialmente falida e tiraram dela o emprego no momento em que mais precisava.
Eleito governador do Piauí, José da Rocha Furtado – opositor ferrenho à política Vargas, deixou a educação naufragar no marasmo e no caos de sua incompetência administrativa. Foi durante esse período de tumulto - queda de Getúlio Vargas (1945) e eleição de Rocha Furtado (1947) que chegou em Santo Antônio o professor Miguel Borges de Moura (Miguel Guarani). O professor Miguel se destacava como ótimo preparador de alunos para exame de admissão ao ginásio. Com ele conclui a 4ª série do primeiro grau e fortaleci meu desejo de fazer uma faculdade, graças aos novos horizontes que este mestre abria ao saber.

LIMA,Adalberto;SOUSA,Neomísia.Saga dos Marianos

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui