Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->BISNETOS MARIANOS -- 20/06/2008 - 01:10 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NAILTON




O neto mais velho de meus pais, sempre foi muito apegado à família. Respeitoso e amigo, Nailton conviveu com o tio Adalberto, de quem é apenas oito anos mais novo.
Certa vez, dormia num sofá e não havia quem conseguisse despertá-lo.. Chegava um tio, chamava, chamava... e Nailton apenas se mexia e continuava dormindo, ou fingindo dormir!
- Nailton, venha dormir na rede! – Ele no entanto, continuava ali puxando sua soneca até que alguém disse:
- Adalberto, vá chamar Nailton, pode ser que a você ele atenda. – Adalberto o chamou umas duas vezes:
- Nailton, Nailton! – Ele sonolento abriu os olhos e respondeu:
- Senhor, bicho!
Até hoje, mais de quarenta anos depois, os tios ainda o chamam de “Senhor Bicho”, por causa desse fato engraçado ocorrido em sua meninice.
Já na fase adulta, sério, mas ao mesmo tempo, humorista, dizia a uma amiga: “Eu nasci em São Paulo!” A amiga ficava intrigada. Nunca ouvira falar que Carmélia houvesse ido ganhar neném em São Paulo, e resolveu perguntar a uma das tias.
- É verdade que Nailton nasceu em São Paulo?
- Sim, é verdade. Ele nasceu na casa de seu avô Antônio Benedito, no sítio São Paulo.



MARICE WANY:



A vovó Antônia já se encantava com o primeiro neto Nailton, com Ailton e Evardo, este último, carinhosamente chamado meu “Vavazim”. Os três eram o encantamento dos avós e dos tios.
Carmélia estava na quarta gravidez, quando nossos pais se mudaram para Picos. A expectativa era grande: desta vez é uma menina! Mas não foi. Chegara Humberto em 1967. Ficou apenas dez dias conosco e retornou ao céu de onde viera apenas a passeio, na terra. Voltou parai brincar de esconde-esconde com os amiguinhos do céu.
Na quinta gravidez é que veio Marice, amada, esperada e acolhida com carinho, uma linda menina! Branca, de cabelos loiros e ondulados, olhos castanho-claros e arregalados, viva, esperta e encantadora. Desde criança demonstrava alto grau de inteligência e uma memória singular, enquanto menina parecia uma coelhinha branca assustada.
Na idade adulta tem uma personalidade marcante, com características especiais: assiduidade, pontualidade e dedicação ao trabalho. Na vida particular, bem como no trabalho, é astuciosa como a raposa e solidária como o bom Samaritano. Ela é quem resolve os problemas burocráticos mais complicados da família. Sensibilidade à flor da pele, é como fogo de artifício que espalha centelhas coloridas enfeitando os céus. Sabe ser boa amiga, mas quando fica zangada, sai de perto! Exerce sua cidadania lutando também pelos direitos dos outros: parentes, colegas, amigos, tornando-se uma pessoa nobre. Para ajudar, coloca sobre seus ombros as obrigações que não são suas. Por essas razões, às vezes sofre algumas decepções; todavia, consciente de que está praticando um grande bem, continua servindo ao próximo.






LIMA,Adalberto;SOUSA,Neomísia. Saga dos Marianos
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui