Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas do Antigo Museu Paranaense -- 22/06/2008 - 16:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas do Antigo Museu Paranaense

Em Curitiba , no ano de 1873 , o Mercado Municipal funcionava no antigo Largo da Cadeia , atual Praça Generoso Marques . Este estabelecimento era visitado por pessoas de várias cidades do Paraná .
Maria era uma moça rica que morava na cidade da Lapa , interior do Paraná . Porém ela levava uma vida triste , pois foi obrigada a se casar com um homem que não amava e além disto era muito ciumento . Toda a vez que esta mulher viajava para Curitiba , ela fazia questão de visitar o Mercado Municipal . Uma vez ela exclamou para uma amiga :
- Se estas lendas de espíritos que vagam pela Terra forem verdade , o meu sonho é passear eternamente pelo Mercado Municipal e por todo o Largo da Cadeia de Curitiba !
Alguns minutos depois desta afirmação , seu marido possessivo contratou um artista para pintar o retrato de Maria , que ficou muito bonito .
Dias depois esta mulher pegou uma tuberculose e faleceu muito jovem .
Em 1912 o Mercado Municipal foi desativado . No ano de 1914 Cândido Ferreira de Abreu decidiu construir um palácio naquele local para ser a sede da prefeitura . Então um castelo foi inaugurado em 1916 e batizado de Paço da Liberdade .
Os anos se passaram e o Largo da Cadeia passou a chamar – se Praça Generoso Marques . Em 1973 o Paço da Liberdade virou Museu Paranaense , onde foram trazidas obras de arte de diversas partes do estado entre elas veio um quadro , do século dezenove , de uma moça muito bonita que morou na cidade da Lapa .
Na Praça Generoso Marques havia muitas lojas , em uma delas trabalhava Railde , uma amiga da minha avó , que era gerente de uma loja de sapatos chamada Samir . Um mês antes do Natal os vendedores trabalhavam , diariamente , até tarde noite . Uma certa vez , quando museu já estava fechado , Railde viu uma moça vestida de branco na janela que dava de frente para a loja . Ela achou isto muito estranho e decidiu ir ao local no dia seguinte . Dentro do museu , Railde notou que a mulher que estava num retrato era muito parecida com a moça que tinha acenado para ela . A gerente , também , ficou impressionada com o retrato de um barão , que parecia que a seguia com o olhar o tempo inteiro . Conversando com os outros funcionários da loja , Railde notou que eles também tiveram a impressão de verem uma moça na janela do museu , tarde da noite , quando ele já estava fechado . Através de conversas , ela descobriu que alguns vigilantes noturnos daquele prédio histórico , também , tiveram a impressão de verem uma mulher andando pelo museu e que aquela assombração tinha o apelido de : Fantasma do Quadro da Maria da Lapa .
No final dos anos oitenta a loja Samir fechou . Em 2002 o Museu Paranaense foi transferido para outro local junto com suas obras de arte .
Agora em 2008 , ele está sendo reformado graças a um patrocínio do SESC , que deseja instalar sua sede cultural neste local .
Diz a lenda que durante estas reformas foram achadas passagens secretas e alguns operários viram vultos misteriosos .
Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui