Usina de Letras
Usina de Letras
204 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas de Stanislaw , o Vidente de Curitiba -- 19/07/2008 - 17:35 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda de Stanislaw , o Curandeiro de Curitiba

Entre os anos 50 e 60 , Curitiba teve uma lenda urbana de grande categoria : o curandeiro Stanislaw .
Segundo contam ele morava ao lado do Cemitério Municipal , no bairro São Francisco , e era descendente de ciganos . Este curandeiro já foi protagonista de vários causos , leremos alguns deles abaixo :

Dona Maria e a Prima Má

Dona Maria trabalhava numa loja no Centro de Curitiba e cuidava com carinho de sua filha Zulmira .
Um certo dia sua prima chamada Laura , que tinha uma mancha de nascimento na perna , veio visitá – la . Porém elas se desentenderam e , no meio da discussão , Laura exclamou :
- Você se verá com as forças das trevas !
Um mês depois , Maria emagreceu vinte quilos e sentia muitas dores . Esta senhora foi a vários médicos e fez muitos exames , mas nada foi diagnosticado .
Até que uma colega de trabalho levou dona Maria até a residência do curandeiro Stanislaw .
O vidente ao olhar aquela senhora disse :
- Uma prima sua lhe fez muito mal !
- Tem algo dentro do seu travesseiro que está lhe fazendo muito mal .
- E isto que lhe faz mal é obra do pensamento maligno de sua prima !
Então dona Maria exclamou :
- Eu preciso saber o nome da minha prima que está me prejudicando !
- Pois eu tenho várias !
Assim o curandeiro explicou :
- A prima que lhe fez mal é aquela que tem uma mancha na perna .
- Por favor , rasgue o seu travesseiro hoje mesmo !
Após falar estas palavras , Stanislaw fez orações e benzeu a mulher .
Quando dona Maria chegou em casa , abriu o seu travesseiro ao meio e surpreendeu – se com o que viu : panos amarrados e vários caquinhos de vidro .

A Cura da Perna do Jogador

Nos anos sessenta , um jogador de futebol do Clube Atlético Paranaense acordou com uma enorme dor na perna direita . Ele foi em vários médicos , nada foi diagnosticado e sua perna continuou doendo .
Até que ele foi levado à casa de Stanislaw por sua vizinha , Cida .
Quando o vidente olhou para o atleta , logo pediu para que ele trouxesse a camisa do seu time . Então o jogador solicitou à vizinha para que fosse até a sua residência e trouxesse a roupa pedida . Cida atendeu ao pedido . Assim o benzedor pegou uma agulha , uma linha , começou a rezar e a costurar espumas dentro da camisa . Após este ritual o atleta disse que estava curado e que não sentia mais nada na perna .

O Exorcismo

Em meados dos anos cinqüenta , uma família chegou desesperada à casa de Stanislaw com uma menina vestida de preto que vomitava um líquido azul , tinha uma espécie de ataque epilético e falava uma língua estranha .
O pai disse ao vidente :
- Padres e pastores falaram que minha filha está possuída !
- Estou desesperado !
- Não sei quem mais pode me ajuda !
Então Stanislaw pegou um crucifixo , a bíblia e água benta .
O benzedor começou fazendo a oração chamada : Exconjuro e depois passou a rezar em línguas estranhas , que ele explicou tratar – se de sânscrito e hebraico .
Após este ritual , a menina voltou ao normal .
Se você mora em Curitiba , pergunte as suas avós sobre o curandeiro Stanislaw , que com certeza elas terão causos interessantes sobre este vidente .
Luciana do Rocio Mallon






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui