Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Vendedor de Santinhos e o Colar da Falecida -- 27/07/2008 - 10:44 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Vendedor de Santinhos e o Colar da Falecida

Há muitos anos atrás , Roberto era um vendedor de orações com santinhos que morava em Curitiba . Ele vendia estes papéis , onde havia um santo na frente e uma oração atrás , para as freiras de um convento famoso em troca de comida e comissões .
Ele só tinha três peças de roupas : um casaco marrom , uma cacharel e uma calça .
Reza a lenda que debaixo do seu velho casaco , bem no seu peito , ele tinha várias correntes de ouro , que afanou dos defuntos nos cemitérios . Muitas pessoas falam , também , que este vendedor costumava pegar as prendas de agradecimento que eram deixadas na gruta de orações da Igreja Bom Jesus , no centro de Curitiba , para entregar às funcionárias dos estabelecimentos comerciais em que ele pedia esmolas .
Um certo dia , Roberto estava vendendo papéis com santinhos na rua e uma senhora , chamada Lurdes , comprou uma mercadoria destas dele .
Lá pela meia – noite , esta mulher pegou o papel e em vez da figura do santinho , ela viu a foto da sua mãe morta sem o colar que havia desaparecido do seu caixão . Pois , no dia anterior , Lurdes fez a exumação deste cadáver , mas só havia ossos e a jóia não se encontrava no túmulo .
Naquela mesma madrugada , esta senhora sonhou com o fantasma da sua mãe que afirmou :
- Foi aquele vendedor de santinhos que roubou o meu colar de dentro do meu túmulo , bem no cemitério .
- Por isto minha imagem apareceu no lugar da figura da santa que você comprou .
- Vá amanhã ao centro de Curitiba , procure o vendedor , levante o casaco dele e você encontrará a jóia .
No dia seguinte Lurdes foi até o local , achou o moço , levantou o seu casaco , notou que em seu peito existiam vários colares de ouro e que no meio havia o colar da sua mãe . Então ela disse :
- Onde você conseguiu este colar ?!
- Tem até o nome da minha mãe gravado neste pingente em forma de coração .
Roberto respondeu :
- Eu consegui no local onde as almas repousam .
A mulher perguntou :
- Por acaso , você roubou esta jóia no túmulo da minha mãe ?
- Pois ela foi enterrada com este colar !
Assim , o vendedor assustado , tirou a jóia do pescoço , a entregou para Lurdes e saiu correndo .
Por causa da pressa , ele foi atropelado no meio da rua , socorrido pela ambulância e levado ao hospital . Segundo a lenda , este rapaz não morreu e ele continua vendendo santinhos pelo centro de Curitiba , afanando jóias de falecidos , pegando objetos de agradecimento da gruta do Bom Jesus e pedindo esmolas para comerciantes .
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui