Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->INTRODUÇÃO DO LIVRO VIVA IN..VERSO! -- 02/08/2008 - 20:16 (ANGELA FARIA DE PAULA LIMA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

ESTANDO JÁ HÁ POUCOS DIAS DA BIENAL, OFEREÇO AOS MEUS LEITORES UMA AMOSTRA DO CONTEÚDO DO MESMO, NO SENTIDO DE ESTIMULÁ-LOS A ME PRESTIGIAR NESSE GRANDE EVENTO, DO QUAL ME ORGULHO TANTO DE PODER PARTICIPAR

INTRODUÇÃO

Lá vou eu rolando aos trancos
Nas ladeiras dos caminhos
Como que a pedir carinhos
Na poeira dos barrancos!...

Quem nunca se sentiu assim? Abandonado, triste, à deriva, de tal maneira que qualquer tipo de toque, mesmo um tanto agressivo, ainda é recebido como um alento?...

Um tombo, um esbarrão, são maneiras bruscas de perceber-se vivo, inserido no contexto de um mundo às vezes frio, impessoal, em que a pessoa se sente literalmente só...

É... Já passei por isso. Assim como tantas outras pessoas passaram e passarão um dia.

Num mundo imediatista, vivemos apenas uma face da trilogia amorosa: o Fileo, o Eros e o Ágape. Gastamos tempo e vida plena. Perdemos em qualidade, imaginando que só um desses lados contém o sabor da existência. E nos fartamos de cada uma das faces separadamente. O resultado é o desgaste contínuo e inútil. Um buscar da unicidade, que não fica bem compreendido onde se encontra. Tornamo-nos reféns de cada pedaço isolado, e isolados nos sentiremos a vida inteira.

A busca pelo UNO, ou seja, pela plenitude, torna-se um emaranhado de estradas vicinais e desvios, que longe de libertar, nos levam cada vez mais longe da felicidade sonhada.

O que quero mostrar, é que a vida é muito mais complexa do que pensamos e muito mais fácil quando a projetamos. Creio que melhor seria viver de maneira inversa. Pensar primeiro no desfecho que queremos dar à nossa existência, para depois, sim, traçar com segurança o caminho que devemos seguir.

Essa idéia me ocorreu pela forma como escrevo minhas poesias. Sempre as começo pelo final. Coloco-as no papel, e quase magicamente o início e meio surgem em minha mente de maneira clara e precisa. Vertem suavemente, sempre que sinto pronta a forma que desejo atingir.

Acredito que devíamos viver assim.
Inverso.
Em verso
Deixar fluir a nossa vida em poesia, sempre com o final desejado pronto.

Acredito que assim, a viagem seria segura, plena de alegrias. Cada situação nova, longe de assustar, seria um desafio a mais, pois já saberíamos o fim programado e a vida seria somente caminhada.
Sem Dor.
Sem tristeza.
Somente o encanto de chegar...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui