Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Roda dos Enjeitados -- 09/11/2008 - 09:50 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Roda dos Enjeitados

Na Idade Média , as mães solteiras eram queimadas ou enforcadas em praça pública , pois ter um filho sem a realização do sacramento do matrimônio era um pecado mortal . Por isto muitas destas mulheres abortavam , propositalmente , seus bebês ou abandonavam suas crianças quando nasciam . Um sacerdote percebeu isto e criou a roda dos enjeitados , que era uma espécie de cubículo colocado nos conventos onde as mães solteiras poderiam colocar seus bebês , sem serem identificadas , para que as freiras criassem em seus orfanatos . Assim este sistema foi adotado em todos os conventos e seminários .
No século dezenove , num convento do Brasil , havia uma noviça chamada Josefa que era curiosa e inteligente . Ela achava estranho o comportamento de duas freiras : Gertrudes e Márcia , pois elas sempre desapareciam todas as sextas – feiras de Lua cheia . Uma vez Josefa foi limpar o quarto de Márcia e percebeu algo estranho : duas hóstias caíram de dentro de um livro negro , com o desenho de um pentagrama de ponta – cabeça na capa e com o conteúdo escrito em latim . Depois deste fato as irmãs estranhas insistiram com a madre superiora para serem as responsáveis pela rodas dos enjeitados e o pedido foi aceito . Assim Josefa continuou de olho nelas .
Naquela noite a noviça escutou o choro de um bebê . Correu para a roda dos enjeitados , porém não viu criança nenhuma . No dia seguinte ela perguntou :
- Irmã Gertrudes , a criança que foi colocada na roda dos enjeitados ontem , era menino ou menina ?
Deste jeito a freira respondeu :
- Criança ?!
- Que criança?!
- Não foi abandonado nenhum neném ontem na roda .
Josefa achou tudo isto suspeito e naquela noite ficou escondida perto do círculo dos enjeitados . Desta maneira , ela viu quando um bebê foi colocado lá e percebeu que Márcia pegou a criança , foi para o lado de fora e entrou numa carruagem junto com Gertrudes . Josefa pegou Suave , uma égua que galopava silenciosamente , e seguiu as duas . Assim a noviça notou que as irmãs entraram numa roda com umas pessoas encapuzadas e colocaram o bebê no meio .
Naquele instante Josefa , que observava tudo no meio de uma moita , teve a impressão de que matariam a criança numa espécie de ritual satânico . Então a jovem foi até a estrada com esperança de que alguém passasse no caminho e ajudasse a salvar o bebê .
Naquele momento , estava passando uma caravana de policiais , a noviça deu sinal para que eles parassem e explicou a situação .
Desta maneira , a milícia entrou dentro do mato onde tinha o ritual e no momento em que Márcia iria esfaquear a criança , um dos policiais tirou a arma das mãos dela , enquanto os outros prenderam os outros membros da seita .
Esta história ficou conhecida no local e é contada até hoje com o nome de : A Lenda da Roda dos Enjeitados .
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui