Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Túmulo da Escritora Júlia -- 22/02/2009 - 13:30 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Túmulo da Escritora Julia

Na minha época de colegial , a turma da escola fez uma excursão para a cidade de Paranaguá . Quando chegamos no local fomos até a Praça Fernando Amaro , onde sentei – me num monte de pedra . Naquele momento a professora chamou a minha atenção :
- Não sente – se , aí !
- Por favor , tenha respeito com este lugar !
- Diz a lenda que uma escritora está sepultada debaixo destas pedras .
Deste jeito , eu comentei :
- Lenda ?
- Escritora sepultada ?
- Conte – me mais sobre esta história , professora !
- Afinal, quando eu crescer quero ser uma caçadora de causos ...
Assim a mestra contou – nos :
“ - Júlia nasceu em Paranaguá e sempre gostou de escrever . Quando ela era adolescente foi obrigada a se casar com um homem rico e velho , que era desembargador . Assim a jovem mudou – se para a Ilha de São Francisco do Sul , em Santa Catarina . Apesar disto tudo ela teve um amor platônico : o poeta Benjamim Carvolina . Esta poetisa colocava cartas para o seu amado dentro de um tronco de uma árvore . Uma vez ela combinou de fugir com Carvolina , mas ele não apareceu nem no dia e na hora marcada .
Mesmo desiludida Júlia continuou a escrever e com a ajuda do padre Joaquim Gomes de Oliveira Paiva publicou dois livros : Flores Dispersas Volume I e Flores Dispersas Volume 2 .
Mas por causa da decepção amorosa a escritora estava cada vez mais triste .
Reza a lenda que a mansão , um pequeno castelo onde a escritora morava com o seu marido , era mal – assombrado pelos espíritos dos parentes dele .
Quando seu esposo faleceu , Júlia ficou mais depressiva ainda . Por isto a escritora se fechou no castelo durante oito anos e a população inventou que eram os fantasmas daquela mansão que não deixavam a moça sair . Na época surgiu o boato de que as criadas do local viam a poetisa falando com os espíritos do casarão o tempo inteiro .
Durante este tempo ela queria escrever um romance e para isto colecionava quadros com cenas campesinas .
Em 1911 , depois de oito anos enclausurada no castelo , Júlia faleceu .
Em 1924 os escritores parananguaras transferiram os restos mortais desta poetisa para os subterrâneos da Praça Fernando Amaro .
Reza a lenda que a árvore onde a poetisa escondia seus bilhetes amorosos , ainda existe na Ilha de São Francisco , e depois de seu falecimento esta planta ficou totalmente cor – de – rosa . “
Na época em que a minha professora contou esta história fiquei com uma pontinha de dúvida .
Porém alguns dias atrás vi uma reportagem na televisão afirmando que , durante uma obra de revitalização , uns operários acharam os restos mortais da poetisa Júlia na praça mais famosa de Paranaguá .
Segundo esta matéria , os ossos de Júlia foram transferidos para o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá onde um será construído um mausoléu ao lado de um outro escritor : Leôncio Correia . Afinal ela é considerada a primeira poetisa paranaense .
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui