Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Pirata Barba Vermelha de Curitiba(Corrigida) -- 14/03/2009 - 17:04 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Pirata Barba Vermelha de Curitiba

Na Curitiba do século dezenove havia uma moça apelidada de Safira . Um certo dia , ela foi convidada para uma festa à fantasia num clube . Na metade do baile , entrou um rapaz vestido de pirata que chamou a atenção de todas as mulheres . Mas , no meio do salão , surgiu o boato de que o rapaz era um pirata de verdade e que seu nome era Zulmiro . No meio da festa o moço misterioso dançou com Safira , que se apaixonou por ele . Então os dois passaram a viver um romance proibido . Até que um dia a jovem engravidou e o pirata desapareceu numa embarcação no porto de Paranaguá .
Como naquela época ser mãe solteira era uma vergonha , os pais levaram a jovem para passar a gravidez na casa de sua tia , que ficava num sítio perto do Lago Azul , localizado atualmente no parque do bairro Umbará .
Quando Safira teve o filho , ela decidiu afoga – lo nas águas do Lago Azul . Porém , após esta moça assassinar o bebê , surgiu uma iara que pegou o menino e exclamou :
- Sua mãe desnaturada !
- Saía daqui !
- Agora esta criança é minha !
- E com a magia desta noite de Lua Cheia este neném renascerá !
Então a mãe – da – água colocou suas mãos no peito da criança e ela reviveu .
Diz a lenda que este menino tem uma maldição : de dia ele é um bebê , mas de noite ele vira um homem vestido de pirata com cabelos e barbas vermelhas . Porém , se alguém retirar o chapéu da cabeça deste rapaz poderá ver um buraco com uma intensa luz azul .
Nos anos 70 teve uma festa à fantasia num clube de Curitiba . No meio do baile , entrou um jovem ruivo vestido de pirata . Então ele pegou a mulher mais bonita para dançar . De repente o chapéu deste moço caiu e de dentro da cabeça dele uma luz azul passou a brilhar . Então , como um raio , grande quantidade de água começou a jorrar da cabeça do pirata . Assim as pessoas ficaram assustadas e saíram correndo . Diz a lenda que quando elas voltaram o clube inteiro estava inundado e o moço misterioso tinha desaparecido .
Muitas pessoas falam que nas noites de Lua Cheia , um homem vestido de pirata sai do Lago Azul , do parque do bairro Umbará , em direção para as baladas à fantasia , da cidade de Curitiba , com a intenção de seduzir as mulheres .
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui