Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas de Luz Marina -- 03/05/2009 - 09:10 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas de Luz Marina

O vilarejo de Luz Marina possui muitas lendas , veremos algumas abaixo :
O Índio e a Luz do Mar
Cauã era um índio que sempre morou numa aldeia e nunca viu o mar . Desde criança ele tinha pesadelos enquanto dormia e nestes sonhos ele via uma luz azul brilhante que saía de dentro das águas que ficavam perto de um local cheio de areia .
Um certo dia , ergueram uma casa numa fazenda próxima a sua tribo . Naquela residência ele avistou uma moça na janela , chamada Marina , que chamou o indígena para conversar . Com o tempo os dois viraram amigos . No meio de uma conversa , Cauã disse :
- Eu sempre sonho com uma luz azul brilhante saindo de um monte de água , que fica perto de areias infinitas .
Assim a jovem comentou :
- Então você sonha com o mar !
- Você quer conhecer este lugar ?
- Eu posso levar você ...
Após estas palavras ficarem soltas ao ar , os dois se beijaram . Porém os pais de Marina descobriram o romance do casal e proibiram que os dois se encontrassem . Mas , no mesmo dia , eles combinaram de fugir de noite para o litoral . Chegando ao mar , o índio viu que uma luz azul brilhante saiu daquelas águas e sua namorada exclamou :
- Veja uma luz mágica ,a verdadeira luz marina !
Algum tempo depois os dois se casaram e tiveram uma filha chamada Luzmarina . Algumas mulheres acharam o nome da menina original e batizaram as suas filhas com o mesmo nome . Muitos anos depois o vilarejo , de origem do casal , recebeu o nome de Luz Marina .
A Cadeia Encantada :
Há alguns meses atrás a escola rural de Luz Marina foi destruída por uma tempestade . Por isto transferiram as crianças do jardim – da – infância para uma cadeia desativada . Nesta turma tinha uma menina de cinco anos apelidada de Alinha . Desde que sua escola foi transferida para aquela prisão , ela passou a ter pesadelos com presos que morreram dentro daquele lugar . Uma certa noite , esta menina sonhou que um preso escapou daquela prisão e enterrou um baú com tesouros na floresta que ficava atrás daquela delegacia . Quando a garota acordou , pela manhã , contou sobre seu sonho para todos os parentes e vizinhos . Ao chegar a escola , no turno da tarde , ela levou seus colegas para o local e as crianças notaram que havia um grande buraco no lugar em que o suposto tesouro estava enterrado . Alguns dias depois aconteceu algo estranho com um vizinho de Alinha : ele reformou a casa , comprou carro zero quilometro e passou a se vestir muito bem . Por isto houve um boato dizendo que esta pessoa achou o suposto baú que foi enterrado por um dos ex – detentos. Hoje não funciona mais nenhuma escola naquela cadeia abandonada , pois o jardim – de – infância foi transferido para um sala paroquial .
Luciana do Rocio Mallon




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui