Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62582 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22550)
Discursos (3244)
Ensaios - (10499)
Erótico (13582)
Frases (50953)
Humor (20093)
Infantil (5516)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140978)
Redação (3332)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6271)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Pesquisas Escolares Depois da Internet -- 11/02/2006 - 14:41 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pesquisas Escolares Depois da Internet

Ao frequentar uma " Lan House " pública me deparei com crianças fazendo uma pesquisa escolar através dos sites : www.google.com.br e www.msn.com .
Como muita gente sabe , para fazer uma pesquisa no site www.google.com.br basta digitar o assunto na lacuna onde está escrito " procurar por " , que aparece milhares de sites com o assunto relacionado .
Naquela , Lan House , notei que as crianças nem se davam o trabalho de ler os sites com os assuntos da pesquisa , apenas imprimiam estes portais com a maior facilidade .
Então conclui que esta pesquisa por computador é , totalmente , sem graça . Pois tudo é tão diferente de como era na minha época de estudante , em que o aluno tinha o esforço de caminhar até a biblioteca ; consultar a bibliotecária tímida , prestativa e com enormes óculos de grau ; pesquisar os livros com o assunto relacionado ; folhando página por página e discutir o tema com os colegas em voz baixa .
Muitas vezes quando alguém , sem querer se exaltava na voz , a bibliotecária fazia o sinal de silêncio com uma cara de repreensão , ato que não deixava de ser divertido .
Porém o mais interessante eram algumas obras raras regionais , que a gente sempre achava no meio dos livros na pesquisa da biblioteca .
Raridades que nos dias de hoje , ninguém acharia numa pesquisa virtual , pois eram obras antigas do começo do século vinte , escritas por autores desconhecidos e publicadas por editoras que não existem mais .
Todos estes fatores são mágicos numa pesquisa escolar feita numa biblioteca : o esforço do aluno de caminhar até o local ; a ajuda dedicada da bibliotecária ; descobertas de obras raras ; a união entre colegas ; a magia de um trabalho feito com caneta e papel almaço . Encantos que esta geração da Internet nunca sentirá , mas que seus pais , seus avós e professores têm o dever de contar .
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui