Usina de Letras
Usina de Letras
301 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda da Flor Chamada Saudades-Perpétuas -- 06/02/2010 - 14:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda da Flor Chamada Saudades-Perpétuas

No ano de 1300, numa vila entre a fronteira de Portugal com a Espanha, nasceu uma menina prematura com apenas dois quilos de peso. Sua mãe, dona Ana, prometeu à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que se sua filha vingasse, a menina receberia o nome de Perpétua e viraria freira. Naquele instante uma luz luminosa surgiu do céu em direção à cabeça da criança e todos na vila presenciaram o milagre. Então a garota recebeu o nome de Perpétua e cresceu em beleza. Porém esta criança tinha como melhor amigo Manuel, filho de dona Cristina. O menino era muito sensível, pois escrevia poesias e sonhava em ser marinheiro. Com o passar do tempo estas crianças cresceram e se apaixonaram. Porém manteram o romance em segredo porque Perpétua estava prometida ao convento. Esta dama sempre dizia ao seu amado:
- Se um dia você sumir da vila, eu me transformarei em uma flor com o nome de saudade!
Um certo dia, Manoel recebeu um comunicado de que foi aceito para participar de uma missão marítima. Com medo de magoar a namorada, o rapaz partiu sem se despedir. Os dias se passaram e Perpétua ficava cada vez mais apática. Deste jeito ela foi mandada para o convento. Na primeira semana dentro da casa religiosa, a moça decidiu esconder-se na imensa floresta daquele mosteiro. Lá ela passou dias sem se alimentar. Então as freiras fizeram uma expedição para achar Perpétua, que foi encontrada morta debaixo de uma árvore. Então as irmãs de caridade enterraram o corpo da moça no cemitério do convento. No dia seguinte, a terra que cobria o túmulo de Perpétua estava repleta de flores do mesmo tipo, porém desconhecidas. As religiosas tentaram cavar o local para encontrar o cadáver da jovem, porém não acharam nada. Assim uma das irmãs de caridade batizou aquelas flores de saudades-perpétuas.
Reza a lenda de que se uma donzela deseja manter o seu amado para sempre ao seu lado deve fazer a seguinte simpatia:
Pegar uma flor saudades-perpétuas e coloca-la junto a uma peça de roupa do amado debaixo da Lua Cheia. Após isto ela deve rezar a seguinte oração:
“ – Princesa Saudades-Perpétuas que perdeu o seu amado para o mar ...
Não deixe que o meu amor escape da mesma maneira que a noite perde o luar.”
Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui