Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas das Porcas do Dente de Ouro -- 06/02/2010 - 20:44 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas das Porcas do Dente de Ouro

A Lenda da Porca do Dente de Ouro possui duas versões : uma do Sul e outra do Nordeste. Veremos os dois tipos abaixo:
Versão do Sul :
Ecila era uma pobre mendiga que tinha um único sonho na vida: ter um dente de ouro. Um certo dia, um circo de ciganos parou na sua cidade. Aproveitando a distração do bilheteiro Ecila entrou, às escondidas, na platéia e encantou-se com o dente de ouro de uma bailarina cigana chamada Consuelo. Alguns dias depois, a cigana do dente de ouro apresentava-se no trapézio. Quando, de repente, a corda partiu-se. Então Consuelo caiu e faleceu. No dia seguinte, a cigana foi enterrada na cova dos indigentes. Mas, de noite, Ecila entrou às escondidas no cemitério, mexeu no corpo de Consuelo e roubou seu dente de ouro. Quando chegou debaixo da ponte, que era sua moradia, a mendiga pego um espelho e encaixou o dente da morta na sua boca. Naquele instante a pobre virou uma porca com um dente dourado a brilhar na sua gengiva. Reza a lenda que este animal aparece, durante a quaresma, para as pessoas que não fazem penitências, por todas as sextas de Lua Cheia.
Versão do Nordeste:
Alessandra era uma adolescente namoradeira e festeira, que era filha de Gerusa, a “curandeira” da cidade. Numa noite de sexta- feira santa a garota queria ir a uma festa, mas sua mãe não deixou alegando que tratava-se de um dia sagrado. Gerusa tentou trancar a filha rebelde no quarto. Porém Alessandra brigou com sua mãe e deu-lhe uma dentada que arrancou-lhe parte do rosto. A partir deste instante a jovem enlouqueceu e passou a virar porca, com um dente de ouro, da meia-noite até as cinco da manhã. Reza a lenda que o feitiço só se quebrará se um homem beijar esta moça quando estiver em forma de porca. Porém o rapaz que fizer isto ficará impotente para sempre.
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui